Sustentabilidade e democratização da informação integram temas do 1º de Maio

Manifestações preparadas para o Dia do Trabalho lembram reivindicações das centrais que ainda não andaram no Congresso nem no Planalto

Trabalhadores levarão reivindicações aos atos públicos do 1º de Maio. Na foto, o da CUT no ano passado (©Alessandro Shinoda/Folhapress)

São Paulo – A chamada “agenda dos trabalhadores” estará novamente no cardápio das comemorações do 1º de maio, Dia do Trabalho, quando as centrais sindicais organizam uma série de atos para lembrar temas que tentam emplacar também na pauta do Congresso e do governo federal, ainda sem sucesso. Entre eles, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário e a ratificação de convenções internacionais que tratam de proteção contra demissões arbitrárias e direito a negociações coletivas no setor público.

“O Dia do Trabalho não é um dia de festa, mas um momento de luta. Nós aproveitamos a data para reforçar nossa pauta em defesa dos direitos dos trabalhadores”, diz o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas. Além desses tópicos, integrantes das pautas de todas as reuniões que têm levado as centrais a Brasília nos últimos tempos, os eventos são reforçados com diferentes abordagens temáticas, de acordo com os organizadores.

A CUT de São Paulo, por exemplo, destacará como eixo dos eventos que promoverá o tema Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. A programação começou no último dia 25 de março, em Osasco, e continuará a partir da próxima sexta-feira (5), nos municípios de Ourinhos, Mogi, Presidente Prudente, Campinas, Sorocaba, São Jose do Rio Preto, Araçatuba, Itapeva, Ribeirão Preto, Bauru, Jundiaí, Guarulhos, São Paulo e em cidades do Vale do Paraíba, do ABC, da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

A programação prevê oficinas e debates sobre temas relacionados à sustentabilidade, como uso racional recursos energéticos, consumo consciente, reforma agrária e o novo Código Florestal. Na capital paulista, haverá também uma feira gastronômica de produtos orgânicos no dia 30 deste mês e outra de produtos da agricultura familiar, no dia 1º de maio. No dia 28, a central promove um passeio ciclístico pelo centro histórico da cidade, com saída e chegada no Vale do Anhangabaú. As inscrições vão até o dia 23 e devem ser feitas pelo site da CUT-SP.

Na zona sul de São Paulo, a programação do 1º de Maio inclui um casamento comunitário para 50 casais hetero e homoafetivos que morem no Parque do Arvoredo, no Grajaú, na Capela do Socorro e até o número 2.300 da Estrada do M’ Boi Mirim. Haverá ainda atividades culturais, shows e prestação de serviços.

“O desenvolvimento econômico e a sustentabilidade estão vinculados intimamente à vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Em nosso país, com o crescimento econômico atual, a reforma agrária é urgente como alternativa para geração de emprego e renda e de produção de alimentos que respeitem o meio ambiente, a saúde do trabalhador do campo e do consumidor urbano”, lembra o presidente estadual da CUT, Adi dos Santos Lima.

A central promoverá, ainda, seu 1º Concurso Literário de Poesia. Com o tema Trabalho Decente, ele será aberto a trabalhadores ou aposentados associados aos sindicatos filiados à CUT e seus dependentes diretos. As inscrições vão até segunda-feira (8) e devem ser feitas pelo internet. Os três primeiros colocados ganharão iPhone, iPad e iPod.Direito à informação

Os municípios do ABC terão uma agenda especial, encabeçada pelo Sindicato dos Metalúrgicos. O tema da manifestação será a democratização da comunicação. A ideia, de acordo com os organizadores do evento, é discutir a necessidade de regulação do setor.

“Nós, trabalhadores, sempre fomos vítimas do preconceito e da manipulação da mídia comercial desde a época das greves do final da década de 1970. Daí a necessidade de lutar pela democratização do acesso à informação, para que toda a diversidade cultual e de opiniões tenham espaço para se expressar”, defende o diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Valter Sanches. “Infelizmente, o país não avançou nesse aspecto nos últimos anos.”

A programação será acompanhada de ato-show no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, a partir das 10h, tendo como destaque o cantor Zeca Pagodinho.

Eventos

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, Nova Central Sindical e União Geral dos Trabalhadores (UGT) fizeram no dia 26 de março um ato de pré-lançamento de sua festa conjunta, a partir das 9h do dia 1º, na Praça Campo de Bagatelle, na zona norte de São Paulo.

“O projeto de desenvolvimento para o país que nós pretendemos precisa contemplar a agenda do trabalhador”, afirmou o vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana. O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, lembrou que no 1º de Maio serão comemorados os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Haverá shows de Zezé Di Camargo e Luciano, Leonardo, César Menotti e Fabiano, Restart, Bruno e Marrone, Patati Patatá, além de sorteios de 19 carros. A expectativa das centrais é atrair 1 milhão de pessoas.

“É um dia de alegria e tristeza. Alegria porque continuamos na luta para garantir cada vez mais direitos ao trabalhador e de tristeza porque lembramos de todos os que se sacrificaram e perderam suas vidas para que conquistássemos os direitos que temos hoje”, afirmou o presidente da Nova Central, José Calixto Ramos. Para o secretário-executivo da UGT, Regis Cristal, “o 1º de Maio será um dia de luta para fortalecer a CLT e para reduzir a jornada, para que o trabalhador possa se qualificar”.

Confira a agenda:

 
O que é?Onde?Quando?Quem organiza
Oficina e debate sobre produção e indústria; recursos energéticos e consumo conscienteOurinhos5 de abril CUT-SP
Debate sobre reforma agrária; produção e indústriaVale do Paraíba5 de abrilCUT-SP
Debate sobre recursos energéticos e consumo consciente; código florestal Mogi 6 de abrilCUT-SP
Primeiro Concurso Literário de PoesiaAs inscrições devem ser feitas pelo site www.cutsp.org.brAté 31 de marçoCUT-SP
 Debate sobre recursos energéticos e consumo consciente; Código FlorestalPresidente Prudente 12 de abrilCUT-SP
Debate sobre reforma agrária; produção e indústriaCampinas 12 de abrilCUT-SP
Debate e oficina sobre produção e indústria; recursos energéticos e consumo conscienteSorocaba12 de abrilCUT-SP
Debate e oficina sobre produção e indústriaABC12 de abrilCUT-SP
Debate sobre reforma agrária; recursos energéticos e consumo conscienteSão José do Rio Preto12 de abrilCUT-SP
Debate sobre reforma agrária e Código Florestal Araçatuba13 de abrilCUT-SP
Debate sobre reforma agrária; produção e indústria Itapeva16 de abrilCUT-SP
 Debate e oficina sobre produção e indústria; recursos energéticos e consumo conscienteSão Paulo16 de abrilCUT-SP
 Debate e oficina sobre produção e indústria; recursos energéticos e consumo conscienteBaixada Santista 17 de abrilCUT-SP
Debate sobre reforma agrária; recursos energéticos e consumo consciente; código florestalRibeirão Preto19 de abrilCUT-SP
Debate sobre produção e indústria; recursos energéticos e consumo conscienteBauru19 de abrilCUT-SP
Debate sobre reforma agrária; produção e indústriaJundiaí19 de abrilCUT-SP
Debate e oficina sobre produção e indústria; recursos energéticos e consumo conscienteGuarulhos 19 de abrilCUT-SP
Debate e oficina sobre reforma agrária e Código FlorestalVale do Ribeira 20 de abrilCUT-SP
Encerramento das inscrições para o passeio ciclísticoPelo site www.cutsp.org.br23 de abrilCUT-SP
  Passeio ciclísticoCentro de São Paulo28 de abril CUT-SP

Casamento comunitário e eventos culturais

Escola Sequencial (Av. Senador Teotônio Vilela, 3.-161, Parque das Árvores)1º de maio CUT-SP
Sorteio de carros e shows com Bruno e Marrone, Fernando e Sorocaba, Zezé Di Camargo e Luciano, Restart, Marcos e Belutti, Leonardo, Patati Patatá, João Neto e Frederico, César Menotti e Fabiano, Nilton e Nélton, Eduardo Costa e Thaeme e ThiagoPraça Campo de Bagatelle, São Paulo1º de maio, das 9h às 15hCTB, Força Sindical, Nova Central Sindical e UGT
Shows e atos políticos Paço Municipal de São Bernardo do Campo1º de maio, a partir das 10hSindicatos da região do ABC

 

Leia também

Últimas notícias