Prefeito de São José dos Campos se compromete a agir para evitar demissões na GM

Transferência de parte de produção do interior paulista para a Argentina põe em risco emprego de 1.840 trabalhadores

Metalúrgicos fizeram passeata até a sede da prefeitura (Foto: Dilvulgação/Sindicato)

São Paulo – O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), recebeu hoje (10) uma comissão de sindicalistas e disse que vai interceder junto aos governos estadual e federal para reverter o processo de demissões em massa da unidade da GM no município do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Ao todo, 1.840 pessoas podem ser demitidas com o fechamento do setor de Montagem de Veículos Automotores, onde é produzido o modelo Classic. A montadora quer transferir a produção para a Argentina. Em novembro, a empresa e o sindicato negociaram a prorrogação do lay-off (suspensão do contrato de trabalho) de 970 trabalhadores até o próximo dia 26.

A reunião com o prefeito ocorreu após uma passeata dos metalúrgicos, que começou na sede do sindicato e terminou em frente à prefeitura.

Desde agosto do ano passado, quando foi estabelecido um acordo para solucionar a situação dos metalúrgicos considerados excedentes pela montadora, representantes dos trabalhadores e da empresa têm feito reuniões em busca de uma saída, mas sem nenhum avanço.

“As empresas tem recebido benefícios fiscais, como a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e, por isso, deve satisfação à sociedade”, afirmou o secretário-geral do sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha. Novas reuniões com a montadora foram marcadas para os próximos dias 16,18 e 23.

Com agências

 

Leia também

Últimas notícias