Negociação com Petrobras não avança, mas petroleiros ainda esperam proposta

Sindicalistas vão se reunir amanhã para avaliar campanha salarial e, se não houver acordo, preparar greve para a semana que vem. Petrobras diz que fará nova oferta até sexta-feira

São Paulo – As negociações entre Petrobras e Federação Única dos Petroleiros (FUP) permaneceram em aberto após reunião realizada hoje (3) pela manhã, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. A companhia não apresentou nova proposta de reajuste salarial à categoria, que ameaça entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 11. Mas, segundo o coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, isso deverá ocorrer nos próximos dias. Amanhã (4), o Conselho Deliberativo da entidade se reúne para avaliar o resultado da reunião e – até segunda ordem – organizar a paralisação. A Petrobras informou, em nota, que apresentará nova proposta até sexta (5) e que tem expectativa de “chegar ao entendimento” com os sindicalistas para fechar o acordo coletivo.

Até agora, a proposta é de 6,5%, para uma inflação (IPCA) de 5,24% em 12 meses, até agosto – a categoria tem data-base em 1º de setembro. Segundo a FUP, isso corresponde a 0,9 a 1,2 ponto percentual de ganho real, conforme o nível salarial do trabalhador. A entidade reivindica 10% de aumento real. Em 26 de setembro, os petroleiros fizeram uma greve nacional de advertência.

Eles também querem discutir novas regras para o pagamento da participação nos lucros ou resultados (PLR) e melhoria nas condições de segurança. Estão marcadas assembleias nas bases de sexta-feira (5) até o dia 10.

Enquanto as negociações ocorriam, representantes de vários movimentos, além da FUP, participaram de um protesto diante da Agência Nacional de Petróleo (ANP), no centro do Rio, contra a retomada dos leilões de blocos de petróleo, além de pressionar por aumento salarial. Após conflito com a polícia, os manifestantes foram para outro lado do prédio, diante da Transpetro. Hoje, completam-se 59 anos de existência da Petrobras.

 

Leia também

Últimas notícias