Trabalhadores da Petrobras começam a escolher representante na direção

Processo inédito teve mais de 150 candidaturas apresentadas; Conselho de Administração passará a ter dez integrantes

São Paulo – Iniciada nesta quarta-feira (8), a inédita eleição para escolher um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras teve mais de 150 candidatos, sendo 135 considerados aptos. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) indicou o seu coordenador, João Antônio de Moraes, que nesta quarta divulgou carta aberta apresentando a candidatura. “Com o apoio estratégico da FUP, poderei me contrapor ao poder econômico e governamental dos demais membros do CA, caso seja eleito representante dos trabalhadores. Atuarei em total sintonia com os princípios defendidos pelos sindicatos e pela categoria”, afirmou. Para a FUP, o direito de escolher um representante é uma conquista do movimento sindical.

O acréscimo de um representante dos empregados no conselho, que passará a ter dez integrantes, é resultado da Lei 12.353, de 2010. A lei trata da participação dos funcionários nos conselhos de administração de empresas públicas e sociedades de economia mista. A Petrobras formou uma comissão eleitoral com 12 integrantes, seis indicados pela empresa e seis pelas entidades sindicais. A eleição, feita pela intranet da companhia, vai até o próximo dia 16. O resultado será anunciado no dia seguinte.

A Associação dos Engenheiros da estatal (Aepet), que apresentou 13 candidatos, identificou “um prejuízo no aspecto democrático” do processo eleitoral. Isso estaria acontecendo, disse a entidade, porque só candidaturas “com apoio institucional externo” podem se expressar nacionalmente, já que os canais internos de comunicação não podem ser usados. “Há um claro privilégio de algumas candidaturas em detrimento de outras, o que contraria o preceito democrático”, afirmou a associação.

O vencedor terá de ser aprovado pela Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos acionistas. A reunião deverá ser realizada em março.

O mandato é de um ano, com direito a reeleição. Conforme a Lei 12.353, o conselheiro representantes dos empregados não poderá participar de discussões e decisões sobre assuntos que configurem conflito formal de interesses, como relações sindicais, remuneração e benefícios.

Conforme dados de dezembro, a Petrobras tem 58.950 trabalhadores, a maior parte (25.023) nas áreas de exploração e produção. Incluindo as controladas (15.453) e as atividades no exterior (7.515), o conglomerado reúne 81.918 funcionários.

Leia também

Últimas notícias