Comando de greve dos Correios orienta trabalhadores a aceitar acordo

Caso a proposta costurada no TST seja aceita, greve pode ter fim nesta quinta (6)

São Paulo – O comando de greve dos Correios orientou, em nota divulgada nesta quarta-feira (5), a aprovação da proposta formulada em audiência de conciliação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) nas assembleias a serem realizadas em todo o país. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) alertou para a jurisprudência desfavorável aos funcionários em relação aos dias parados como um dos motivos para justificar o acordo aceito na terça-feira (4).

A nota lembra que, caso a proposta formulada no TST seja rejeitada pela categoria, o dissídio coletivo será encaminhado a um relator para ser julgado, o que traria “riscos” aos trabalhadores. “Neste sentido, este Comando orienta pela aprovação da proposta encaminhada.”

Os seis dias parados já descontados da folha de pagamento seriam devolvidos e descontados em 12 parcelas a partir de janeiro – meio dia de trabalho por mês. Os demais 15 seriam compensados com períodos de horas extra em mutirões aos finais de semana, para colocar em dia o serviço.

Caso a proposta seja aprovada em assembleias de ao menos 18 dos 35 sindicatos filiados à federação, a greve de 22 dias terminaria nesta quinta-feira (6). A proposta de aumento que prevaleceu em audiência é de reajuste de 6,87% retroativos a 1º de agosto, data-base da categoria, e aumento de R$ 80 em outubro. Na proposta anterior, a empresa só aceitava pagar R$ 80 de aumento linear a partir de janeiro do ano que vem.

Segundo a assessoria da Fentect, a maioria das assembleias será realizada no período da tarde, a partir das 15h desta quarta.

Leia também

Últimas notícias