Sindicalistas rejeitam contraproposta dos Correios e defendem manutenção da greve

Impasse se concentra no desconto dos dias parados. Movimento completa 17 dias

São Paulo – A direção da Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos (ECT) oficializou na quinta-feira (29) uma contraproposta ao comando de greve da Fentect, federação nacional dos trabalhadores do setor, mas a orientação dos sindicalistas é pela rejeição e manutenção da greve, que completa 17 dias nesta sexta (30). Após mais de cinco horas de reunião, o impasse se concentrou no desconto dos dias parados. “Esse item é claramente uma punição e não aceitamos isso”, afirmou o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva.

A nova oferta prevê reajuste salarial de 6,87%, aumento linear de R$ 80 (a partir de janeiro) e abono de R$ 500. Os Correios sugeriram parcelar o desconto de forma parcelada (um dia por mês). “A proposta está condicionada à aprovação nas assembleias dos trabalhadores e à assinatura do acordo coletivo 2011/2012”, disse a ECT, em nota. O comando de greve afirmou repudiar a postura da empresa, de responsabilizar o trabalhador pela greve, e orientou as assembleias a manter a paralisação.

Os sindicatos da categoria estão organizando uma caravana até Brasília, prevista para a próxima terça-feira (4 de outubro).

Leia também

Últimas notícias