Cabral propõe 3,5% de reajuste a professores do Rio de Janeiro

Proposta ainda é considerada 'tímida' pela categoria, em greve há quase dois meses

São Paulo – O secretário de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, apresentou nesta segunda-feira (1º) proposta de reajuste de 3,5% aos professores estaduais e descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos, com piso de um salário mínimo. O Projeto de Lei com as propostas será entregue à Assembleia Legislativa do Estado  (Alerj) nesta terça (2). Desde o início da greve, é a primeira proposta de aumento apresentada.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe) considerou um anúncio “tímido”, ante o índice reivindicado, de “26% emergenciais”. Em nota, a entidade afirma que os professores seguem em greve e farão uma marcha até a Alerj para pressionar os deputados estaduais a incluírem emendas no projeto de lei com objetivo de aumentar o índice de reajuste apresentado pelo governo.

Segundo nota da Secretaria de Educação, o governo investiu R$ 820 milhões no setor este ano. “São benefícios que vão desde a melhoria salarial dos professores e servidores, passando pela concessão do auxílio-transporte, pagamento de processos pendentes há mais de uma década, qualificação e formação para os docentes e obras em unidades escolares”, diz a nota.

A categoria fará assembleia geral nesta quarta na Fundição Progresso, na Lapa, região central do Rio. Na ocasião, será avaliada a proposta e os rumos da greve iniciada em 7 de junho.

Além do reajuste, os professores reivindicam a incorporação imediata das gratificações e descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos. Atualmente, os professores recebem gratificação anual – até 2015 – pelo programa Nova Escola. Antes do programa, foram 12 anos consecutivos sem aumento salarial. O piso da categoria é de R$ 610.

O movimento tem realizado diversas mobilizações a fim de sensibilizar o governo. Um grupo se mantém acampado em frente à Assembleia e realiza manifestações pela cidade.

Leia também

Últimas notícias