No Senado, sindicalistas defendem garantias ao INSS e redução da jornada

Debate durante audiência pública no Senado incluiu preocupações com as contas da Previdência Social diante de possível desoneração da folha de pagamento

O senador Paulo Paim (PT-RS) pondera que a discussão sobre folha de pagamento precisa considerar compensação (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

São Paulo – A redução da jornada de trabalho e as consequências de uma eventual diminuição de encargos sobre a folha de pagamento foram pontos centrais de audiência pública nesta segunda-feira (1º) no Senado. Representantes das seis centrais sindicais e associações de auditores fiscais, além de parlamentares, reuniram-se por iniciativa do presidente da comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, senador Paulo Paim (PT-RS). A sessão foi promovida em conjunto com a subcomissão permanente em defesa do emprego e da Previdência Social.

Durante o debate sobre desoneração, o senador Ataídes de Oliveira (PT-TO) anunciou o registro de projeto de lei que reduz pela metade a alíquota de 2,5% da folha salarial que é destinada ao chamado “Sistema S” – formado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As entidades, portanto, teriam de apresentar balanços de ganho à população.

Oliveira argumentou que a quantia que é cobrada dos trabalhadores não tem a transparência e fiscalização devida. Segundo ele, as entidades arrecadaram R$ 12,4 bilhões em 2010, com previsão de R$ 15 bilhões para este ano. “É uma farra do boi. Por isso, juntamente com meus pares, pretendo aprovar a redução das alíquotas, o que já vai dar um fôlego aos nossos empresários”, disse.

A preocupação dele é em garantir alternativas de redução de custos sobre a folha de pagamento, já que o governo federal estuda a desoneração da contribuição patronal à Previdência Social. Os atuais 20% sobre os salários recolhidos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser reduzidos ou até eliminados, mas os sindicalistas defendem garantias de recursos para o sistema de seguridade social.

Os representantes presentes, como o diretor-executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Antonio Lisboa e o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Álvaro Sólon de França, apoiaram a redução das contribuições ao Sistema S, e ressaltaram que as medidas de desoneração precisam ser pensadas de modo a impedir perdas de receita à seguridade social.

Para Paim, o plano só teria eficácia se houvesse compensação na incidência da folha. “Depois não se poderá dizer que a Previdência não tem recursos, está falida e não tem condições de reajustar as aposentadorias”, pontuou o parlamentar.

Também estiveram presentes um representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Luiz Gonzaga de Negreiro, o 1º vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo (ligado à Força Sindical), Tadeu Moraes de Sousa, e o presidente do Fórum Sindical dos Trabalhadores, Lourenço Ferreira do Prado.

Outra prioridade defendida pelos representantes dos trabalhadores foi a inclusão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/1995, que trata da redução da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O texto tramita no Congresso Nacional há 16 anos. Segundo os sindicalistas, a medida pode ajudar a criar 2 milhões de empregos, além de reduzir o número de acidentes de trabalho e aumentar a produtividade das empresas.

Orçamento

O presidente da Anfip, que defendeu o modelo de seguridade social no Brasil, acredita que há um debate ideológico em torno do tema. “A luta pelo orçamento da Seguridade Social é de toda a sociedade brasileira, das entidades sindicais e do Parlamento”, disse. Para ele, a discussão sobre a desoneração das contribuições implica na substituição da base de cobrança. Uma das possibilidades em estudo é de que a compensação venha por meio de um tributo sobre o faturamento das empresas.

Para o representante da CUT, a discussão sobre a desoneração da folha de pagamento não pode ser isolada da reforma tributária, uma das bandeiras que as centrais reivindicam. Segundo ele, os articulistas da mídia defendem a tese de que o país é campeão no pagamento de impostos, mas quem paga proporcionalmente mais são os assalariados, que menos podem contribuir. “É um padrão injusto de cobrança”, disse.

Com informações da Agência Senado

 

Leia também

Últimas notícias