Livro sobre atos suicidas ocasionados por condições de trabalho é lançado em SP

Organizadores do trabalho participam do lançamento do livro que estuda o suicídio ligado à precarização do trabalho (Foto: ©Eduardo Oliveira) São Paulo – Foi lançado na quinta-feira (28) pelo Sindicatos […]

Organizadores do trabalho participam do lançamento do livro que estuda o suicídio ligado à precarização do trabalho (Foto: ©Eduardo Oliveira)

São Paulo – Foi lançado na quinta-feira (28) pelo Sindicatos dos Químicos de São Paulo o livro “Do Assédio Moral à Morte em Si – Significados Sociais no Suicídio do Trabalho”. A publicação nasceu com o objetivo as questões de assédio moral em locais de trabalho que levam a atos de suicídio, mostrando que, apesar de não ser discutido em sociedade, é uma realidade que o mundo do trabalho está vivendo.

A organização dos textos selecionados para a publicação foi feita por três especialistas em saúde no trabalho. Margarida Barreto, médica do Trabalho e pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais de Exclusão e Inclusão Social (Nexin PUC/SP), Lourival Batista Pereira, coordenadora da secretaria de Saúde e do Meio Ambiente e o psicólogo e Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, Nilson Berechtein Netto.

“O meu desejo e de todos os autores é que esse livro seja um instrumento, uma ferramenta e mais do que isso uma arma na luta dos trabalhadores”, destacou Netto. Para a médica Margarida Barreto, a forma com que o trabalho foi constatado nos últimos anos é tão opressor e violento, que as pessoas sobrecarregadas de serviço perdem o fundamental da vida delas, levando a atos suicidas, classificados por elas como “assassinato corporativo”, pois não foi cometivo individualmente, mas resultado da condição indigna que as empresas oferecem.

“O suicídio é uma realidade ainda pouco comentada na sociedade, mas o fato é que estamos vivendo essa realidade”. Margarida Barreto ressalta, também, que a venda do livro será feita a preço de custo para que ele possa ser lido por trabalhadores de todas as áreas.