Regulamentação do ponto eletrônico é adiada para setembro

Ministro do Trabalho, Carlos Lupi (Foto: Elza Fiúza/ABr/ Arquivo) Brasília – O Ministério do Trabalho e Emprego informou nesta segunda-feira (28) que adiou para setembro a entrada em vigor da […]

Ministro do Trabalho, Carlos Lupi (Foto: Elza Fiúza/ABr/ Arquivo)

Brasília – O Ministério do Trabalho e Emprego informou nesta segunda-feira (28) que adiou para setembro a entrada em vigor da portaria que disciplina o registro de ponto eletrônico e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto. A portaria devia entrar em vigor nesta terça (1º). O ministério não deu informações sobre os motivos que levaram à transferência de data.

Esta é a segunda vez que a portaria tem sua data de entrada em vigor adiada. A primeira foi em agosto do ano passado. À época, a mudança de data foi uma reivindicação de representantes dos trabalhadores e dos empregadores.

No ano passado, o MTE argumentou que um estudo da Secretaria de Inspeção do Trabalho constatou a falta de equipamentos no mercado para atender a regulamentação. A falta de equipamentos poderia provocar uma onda de contestações judiciais pelas empresas, que não poderiam ser multadas porque não tinham o aparelho eletrônico.

A Portaria 1.510/2009 estabelece que as empresas que já utilizam o registro eletrônico de ponto terão que adotar o sistema regulamentado pelo ministério. Segundo a portaria, as empresas terão de entregar aos funcionários um comprovante de marcação com a hora de entrada e saída do empregado.

Empresas que usam o controle manual ou máquinas de registro mecânicas estão dispensadas.

 

Leia também

Últimas notícias