TV Cultura alega ‘reestruturação’ e demite 150 funcionários

São Paulo – A direção da TV Cultura informou, nesta segunda-feira (7), a demissão de cerca de 150 funcionários. O motivo, segundo comunicado à imprensa, seria a reestruturação da emissora. […]

São Paulo – A direção da TV Cultura informou, nesta segunda-feira (7), a demissão de cerca de 150 funcionários. O motivo, segundo comunicado à imprensa, seria a reestruturação da emissora. A medida ocorre seis meses depois de rumores sobre mudanças na estrutura da emissora pública serem discutidas em blogues e em outras mídias.

“A redução de quadro se deve a um projeto de reestruturação, adequando a grade de programação à capacidade instalada, redução de custos e investimentos em novos programas”, justificou a emissora no comunicado. A nota diz ainda que a medida foi tomada a partir de consenso entre os gestores das áreas.

Segundo a nota, os trabalhadores teriam sido avisados de antemão pessoalmente sobre a demissão, tendo seus direitos assegurados. “A comunicação foi feita individualmente a cada funcionário. A Fundação Padre Anchieta pagará integralmente todos os direitos rescisórios, valorizando e respeitando a dedicação e trabalho realizado na empresa por esses colaboradores”, finalizou o comunicado.

Entre os funcionários demitidos, 10 são jornalistas e técnicos de rádio e televisão. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo, o Guto, afirmou que o sindicato está em diálogo com a Fundação Padre Anchieta a fim de “estancar” as demissões. “Para isso, formatamos uma campanha com outras entidades, a ‘Salve a Rádio e TV Cultura’ com o intuito de denunciar o desmonte da única emissora pública do povo de São Paulo. A campanha tente a ser retomada com força”, disse.

Com os cortes nos gastos com funcionários e verbas em algumas produções, a TV Cultura pretende economizar R$ 9 milhões em relação ao ano passado em decorrência ao orçamento reduzido de R$ 221,05 milhões que a emissora conta em 2011.

 

Leia também:

» Revista do Brasil: Estão maltratando a Cultura