Incêndio mata dois militares em estação brasileira na Antártica

Brasília – Dois militares morreram e um ficou ferido após um incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar e científica operada pela Marinha do Brasil. De acordo com a assessoria […]

Brasília – Dois militares morreram e um ficou ferido após um incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar e científica operada pela Marinha do Brasil. De acordo com a assessoria da Marinha, o incêndio começou por volta das 2h do sábado (25) na casa de máquinas, local onde ficam os geradores de energia.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, confirmou ainda na morte do sábado o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos, participavam do grupo de apoio que tentava apagar o fogo. “Num ato de heroísmo, eles estiveram justamente no local de maior risco, na tentativa de debelar o incêndio e não conseguiram”, disse o ministro.

O militar ferido – o sargento Luciano Gomes Medeiros – foi primeiramente transferido para a estação polonesa de Arctowski e posteriormente para a base chilena Eduardo Frei. Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa, um representante do Ministério do Meio Ambiente e os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, que estavam na estação no momento do incidente, foram levados para a cidade de Punta Arenas, no sul do Chile.

Na manhã deste domingo (26), a Marinha informou que todos serão levados por um avião da Força Aérea Brasileira para a cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Um Inquérito Policial-Militar (IPM) foi instaurado para apurar as causas do incidente.