Limite de idade para vacinação da hepatite B sobe para 29 anos

Em 2011, o Ministério da Saúde já havia elevado o teto de idade de 19 para 24 anos

São Paulo – O Ministério da Saúde ampliou a partir deste mês a faixa etária para vacinação contra a hepatite B de 24 para 29 anos. Em 2011, o limite de 19 anos já havia sido alterado para 24. Para atingir o novo público, a quantidade de vacinas adquiridas foi ampliada em 163%, chegando a 83,2 milhões doses. Em 70% dos casos, a doença não apresenta sintomas.

Independente da faixa etária, os postos do Sistema Único de Saúde (SUS) também oferecem a vacina para grupos vulneráveis, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. 

Segundo o ministério, em 2009, foram confirmados 14.601 casos de hepatite B, chegando a 94.044 acumulados entre 1999 e 2009, marca considerada baixa de acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dos adultos infectados cerca de 5% a 10% terão hepatite B crônica, daí a extensão da faixa etária dessa vacina no SUS.

A hepatite B é uma infecção do fígado que pode tornar-se crônica. A transmissão pode ocorrer pela relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e tatuagens, instrumentos para uso de drogas, acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.  

 

Leia também

Últimas notícias