Vox Populi coloca Dilma eleita no primeiro turno e Serra abaixo de 30%

Diferença entre os primeiros colocados dobrou em relação ao último levantamento

Dilma aparece novamente à frente, segundo Vox Populi (Fotos: Divulgação)

São Paulo – Dilma Rousseff estaria eleita em primeiro turno se a eleição fosse hoje, segundo levantamento do instituto Vox Populi. A pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pelo Jornal da Band aponta a candidata governista com 16 pontos percentuais a mais do que José Serra (PSDB), o segundo colocado. Somados, os demais concorrentes não alcançam o percentual da candidata à Presidência da República que lidera a corrida.

Dilma aparece com 45%, ante 29% do oposicionista. Marina Silva (PV) tem 8%. Os demais não alcançaram 1% cada. Indecisos são 12% e brancos e nulos somam 5%. Somados os votos válidos – o que significa que além dos nulos, os indecisos também são excluídos – a petista tem mais de 51% dos votos.

A diferença entre os primeiros colocados dobrou em relação aos resultados divulgados em 23 de julho, quando a candidata governista liderava com vantagem de oito pontos. Na edição anterior da pesquisa, encomendada pela Rede Bandeirantes e pelo IG, a candidata governista tinha 41% das intenções de voto. Serra tinha 33% e Marina 8%.

A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 3 mil eleitores de 7 a 10 de agosto. Os questionários foram aplicados antes de Datafolha e Ibope, mas divulgados apenas agora em função de uma ação do PSOL junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que Plínio não figurava em perguntas relacionadas ao primeiro debate entre presidenciáveis.

A diferença de 16 pontos entre os dois primeiros colocados é a maior aferida a favor de Dilma até agora. Enquanto o Datafolha constatou oito pontos de vantagem, o Ibope indica 10. A pesquisa do Vox Populi está registrada no dia 7 de agosto, sob o protocolo 22956/2010.