Trabalhadores da Contag entregam reivindicações a Dilma

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef cumprimenta trabalhadores rurais (Foto: Roberto Stuckert Filho) Brasília – Os trabalhadores filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) […]

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef cumprimenta trabalhadores rurais (Foto: Roberto Stuckert Filho)

Brasília – Os trabalhadores filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entregaram nesta terça-feira (13) à candidata do PT à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, um documento pedindo a intensificação do processo de reforma agrária no Brasil. O texto reconhece avanços nos oito anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pede a continuidade da política de reforma agrária centralizada na esfera federal.

“É fundamental que o governo de Dilma Rousseff avance na continuidade da reforma agrária ampla, de qualidade e participativa”, informa o documento.

O ato foi aberto com o “Bom Dilma”, apesar de já passar do meio-dia, evocado pela secretária de Mulheres da Contag, Carmem Foro. Carmem destacou que avançar na reforma agrária significa a atualização do índice de produtividade no campo. Outro fator de progresso, de acordo com Carmem, deve ser a adoção de um limite para o tamanho das propriedades no Brasil.

“Podemos fazer uma lista do tanto de avanço que tivemos nesse período. Mas temos ainda um conjunto de desafios. Avançar em reforma agrária agora significa a atualização dos índices de produtividade, significa adotar limites para a propriedade da terra. Isso é imprescindível para tirar muitos homens e mulheres que vivem em condições ruins no campo”, destacou Carmem.

A Contag sempre esteve ao lado do PT, desde as eleições de 1998. A entidade reúne 27 federações estaduais e 4,2 mil sindicatos de trabalhadores rurais, que representam, por sua vez, cerca de 25 milhões de agricultores familiares, assalariados rurais, assentados da reforma agrária e trabalhadores sem terra no país.

No mês passado, Dilma não participou do debate promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A entidade é comandada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), aliada do tucano José Serra, único candidato à Presidência a comparecer ao debate.