Sobre atraso do metrô, Serra diz que ‘meta não é promessa’

São Paulo – O governador paulista José Serra (PSDB) negou que haja atraso nas obras do metrô em São Paulo (SP). Apesar de a publicidade da companhia afirmar que 28 […]

São Paulo – O governador paulista José Serra (PSDB) negou que haja atraso nas obras do metrô em São Paulo (SP). Apesar de a publicidade da companhia afirmar que 28 estações estariam prontas em 2010, Serra desqualificou a cobrança pelo prazo, porque se tratava apenas de uma meta.

“Não há atraso. Não houve promessas, houve metas”, declarou o governador. Segundo a administração estadual, das 28 mencionadas na campanha publicitária, apenas 16 são novas, enquanto as outras envolvem reconstrução ou reforma em função de cruzamento – o que permite baldeação entre linhas.

Pelo menos seis estações anunciadas para este ano, segundo reportagem da Folha de S.Paulo de terça-feira (22), devem ficar para depois, já na gestão do próximo governo. Adolfo Pinheiro e Brooklin-Campo Belo (linha 5-lilás), São Judas e Congonhas (linha 17-ouro), Luz e República (linha 4-amarela) estão entre as postergadas.

Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, declarou que a Secretaria dos Transportes Metropolitano deve esclarecer a situação, mas não explicou os pontos em questão.

Segundo nota da secretaria, 85% das “metas” de expansão correm no prazo. O restante enfrenta “fatores fora do controle do gestor público”. O plano de expansão prevê duplicar os quilômetros de linhas disponíveis, somando tanto o metrô como os demais trens.

Duas das novas estações devem ser inauguradas na próxima semana. A linha 4, amarela, ganha Faria Lima e Paulista (com 3,6 km). Reformas de outras duas, da CPTM, serão inauguradas ainda antes de Serra se desincompatibilizar do cargo.

Leia também

Últimas notícias