PT abre campanha de Mercadante com caminhada no centro de São Paulo

Em seu primeiro discurso público de campanha, candidato falou sobre educação, pedágios e segurança, temas sensíveis ao eleitorado paulista

Dilma, Mercadante e outros candidatos da coligação em caminhada pelo centro de São Paulo (Foto: Roberto Stuckert Filho)

São Paulo – Em evento que reuniu Dilma Rousseff e os candidatos da coligação União Para Mudar ao Senado (Netinho de Paula e Marta Suplicy), Aloizio Mercadante participou de caminhada pelo centro da cidade de São Paulo, num percurso entre as praças do Patriarca e da Sé, que mobilizou alguns milhares de militantes.

Falando por cerca de 15 minutos, o candidato petista ao governo de São Paulo reafirmou que uma das primeiras medidas que tomará, se eleito, será a elaboração de um plano de valorização dos professores da rede estadual.

A plataforma segundo ele, passa pela revalorização dos salários dos professores e da realização de concursos públicos para a contratação dos profissionais que atualmente trabalham em situação de precariedade.

“Temos professores que estão há mais de 16 anos nas salas de aula, mas não têm oportunidade de serem efetivados. Vamos realizar os concursos que vão contratar cerca de 100 mil professores para as nossas escolas.”

Mercadante disse ainda que vai acabar com a aprovação automática dos alunos e retomar a avaliação nas escolas “para dar ao aluno a chance de se recuperar, em vez de sair da escola sem ter aprendido a ler, nem a escrever”.

O candidato voltou a bater no alto número de cobranças de pedágio nas rodovias paulistas e disse que vai “acabar com os abusos cometidos pelas empresas”. Disse que vai chamar as concessionárias para negociar e usará como argumento o fato de, segundo suas palavras, “no governo Lula muito mais gente passou a andar de carro, a viajar de ônibus, aumentou o volume de caminhões transportando a produção e tudo isso fez o lucro delas (as empresas concessionárias) crescer como nunca. Vamos ter de negociar essas tarifas”.

Entre seus compromissos de campanha, o senador disse ainda que pretende criar um batalhão da polícia militar para atuar nas portas das escolas da rede estadual, como forma de combater o tráfico de drogas entre os escolares.

Ainda sobre segurança, ele disse que vai elaborar uma política de valorização dos salários da polícia militar, como forma de atrair novos integrantes para a corporação e aumentar o efetivo de segurança pública.

Antes de encerrar seu primeiro discurso num comício público desta campanha, Mercadante registrou por que tem convicção da vitória no pleito de outubro. “Nossa chapa é composta por 11 partidos, todos representando a vontade de mudanças no estado de São Paulo”, afirmou, referindo-se aos 16 anos de governadores eleitos pelo PSDB.

Leia também

Últimas notícias