Para Lula, micro e pequenos empresários devem reivindicar ministério

Em encontro do Sebrae, Lula disse considerar incompatível que um ministro preocupe-se com a Gerdau e “a companheira costuteira” ao mesmo tempo (Foto: Ricardo Stcukert/Pr) Brasília – Ao discursar nesta […]

Em encontro do Sebrae, Lula disse considerar incompatível que um ministro preocupe-se com a Gerdau e “a companheira costuteira” ao mesmo tempo (Foto: Ricardo Stcukert/Pr)

Brasília – Ao discursar nesta quarta-feira (14) em um evento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu aos participantes do encontro que reivindiquem a criação de um ministério que atenda às necessidades dos micro e pequenos empresários.

Lula disse achar estranho que o setor ainda não tenha feito esse pedido. “Nunca apareceu essa pauta de reivindicação. É incompatível o mesmo ministro estar preocupado com os problemas da Gerdau [empresa do setor de aço] e da companheira costureira de Brasília que veio aqui”, disse se referindo a uma costureira que contou durante o evento sua experiência de capacitação e como saiu da informalidade.

O presidente disse, no entanto, que não irá criar um ministério em final de governo. “Mas vocês não podem prescindir de um ministério.”

 Ao falar sobre a situação econômica do país, Lula disse que nos últimos 40 anos não houve distribuição de renda no Brasil e citou diferenças nos índices de desenvolvimento como analfabetismo e mortalidade infantil entre as regiões Sul e Sudeste – com índices melhores – em oposição ao Norte e Nordeste.

Citando o cenário internacional, o presidente afirmou que os países desenvolvidos e em desenvolvimento precisam entender a necessidade de transformar as nações mais pobres em mercados consumidores para aquecer a economia mundial.

“Temos que imaginar que cabe ao chamado mundo em desenvolvimento e desenvolvido ter uma consciência econômica que não se aprende em escola. Cabe transformar o povo mais pobre em consumidores”, disse.

Lula participou da abertura da 17ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, em Brasília.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias