Rússia adere à campanha do Blog do Velho Mundo

Vladimir Putin deve estar lendo o “Blog do Velho Mundo” (Foto: Divulgação Kremlin/Arquivado por Wikipedia) No dia 04/12 publiquei um post neste blog: “Um Nobel para Julian Assange“. Pois eu […]

Vladimir Putin deve estar lendo o “Blog do Velho Mundo” (Foto: Divulgação Kremlin/Arquivado por Wikipedia)

No dia 04/12 publiquei um post neste blog: “Um Nobel para Julian Assange“. Pois eu não imaginava a repercussão que isso teria!

Agora leio que a Rússia, aderindo à nossa campanha, sugere Assange para Premio Nobel da Paz! Caramba, pensei, o camarada Putin deve estar lendo o Blog do Velho Mundo! Quem diria!

Eu não sugeria algo específico. Falava até num “Nobel de Jornalismo”, coisa que não existe. Mas deveria existir.

Mais pragmático, o camarada Putin focou em algo existente, o prêmio da Paz. Ótimo. Sinal de que uma campanha bem começada, pode se tornar bem encaminhada. Eu teria a visão estratégica, o camarada Putin a tática. Vamos ver o que o camarada Medvedev vai sugerir – depois de consultar o camarada Putin, é claro. Afinal, de acordo com a diplomacia norte-americana, Batman é Batman, Robin é Robin. E eu aqui que mal consigo me identificar com aquele passante, nos quadrinhos, que compra um jornal em Gotham City!

Na combinação das coisas, o que fica para o inferno astral é, de novo, a diplomacia norte-americana. Porque não se trata apenas de que os vazamentos reafirmaram o que todo mundo já sabe, ou seja, a prepotência do atual hegemon e, sobretudo, de seus escalões intermédios, cuja fome de se afinar com os chefes os faz tripudiar sobre… os aliados, não os inimigos! Trata-se de reconhecer que é uma diplomacia inepta, sem critérios profissionais, e arrogante. Deviam fazer um estágio no Itamaraty.

Mas acho bom eu me proteger. Senão, os raios olímpicos de hackers, cartões de crédito, da Amazon e mais do senador “independente” J. Lieberman desabarão sobre mim, destruindo meu teclado, derretendo a neve do meu balcão berlinense, cozinhando a minha mesa na cozinha, etc., etc.

Não, nada disso vai acontecer. Todo mundo da direita vai jurar que os processos na Suécia, sobre agressão sexual, nada têm a ver com o processo Wikileaks. Os cidadãos comuns poderão continuar a se sentir seguros. E a direita brasileira vai logo comprar essa idéia, e acreditar nela.