Irritado com perguntas, Serra briga e ameaça deixar entrevista na CNT

São Paulo – O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), irritou-se com a jornalista Marcia Peltier, durante gravação do programa Jogo do Poder, da CNT. Depois de ser […]

São Paulo – O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), irritou-se com a jornalista Marcia Peltier, durante gravação do programa Jogo do Poder, da CNT. Depois de ser questionado, ele criticou a condução das perguntas e ameaçou deixar o estúdio, pedindo para a gravação ser interrompida. O episódio repete confrontos entre o tucano e jornalistas que ocorreram desde o início da campanha.

O principal motivo da contrariedade do candidato foram perguntas da apresentadora sobre a quebra de sigilos de tucanos em 2009. A jornalista lembrou que a violação ocorreu antes de a candidatura de Dilma Rousseff (PT) ter sido oficializada.

Além de não responder à questão, de acordo com o portal Terra, Serra “subiu o tom” com a apresentadora: “Que antes da candidatura, Márcia? Nós estamos gastando tempo aqui precioso, estamos repetindo os argumentos do PT, que você sabe que são fajutos, estamos perdendo tempo aqui”, disparou o presidenciável. 

Márcia tentou acalmar os ânimos, mas não conseguiu. “A candidata do PT virá aqui?”, perguntou Serra. Após a afirmativa de Márcia, ele retrucou: “então, pergunta para ela”.  A entrevistadora tentou prosseguir a gravação, propondo falar dos programas do candidato, entretanto, Serra levantou-se e indicou: “Faz de conta que eu não vim”.

A pedido do candidato, as câmeras foram desligadas para tentar negociar a continuidade da entrevista. O tucano voltou a reclamar da pauta das perguntas e depois de conversar reservadamente com ela e o apresentador Alon Feuerwerker, voltou ao estúdio e respondeu a perguntas sobre economia, saúde e saneamento básico. 

Ao final da gravação, os jornalistas que acompanhavam a entrevista questionaram o motivo da irritação, mas Serra negou que tivesse se alterado. Segundo ele, a suposta irritação seria o resultado de uma indisposição estomacal, devido uma agenda corrida de campanha.

A Assessoria de imprensa da emissora informa que manterá as perguntas incômodas ao candidato na edição que irá ao ar nesta quarta-feira (15), as 22h50.

Antecedentes

O incidente na CNT acontece dois meses e meio depois do início da campanha eleitoral, quando José Serra esteve diversas vezes no noticiário por se envolver em discussões com jornalistas, em vários estados. Há mais de um mês o presidenciável e jornalistas conviviam com cordialidade.

Há menos de uma semana, Zuenir Ventura chegou a questionar o candidato, durante sabatina de O Globo, sobre seu discurso agressivo na  campanha. Na ocasião, Serra argumentou que agressividade faz parte da extravagância de uma campanha. “Isso é estratégia de campanha. A história é feita de extravagância, se não tiver extravagância, não é história”, alegou o candidato.

Leia também

Últimas notícias