Agnelo confirma favoritismo e vence disputa no DF com 66% dos votos

O candidato do PT ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, dá entrevista no momento da votação, no Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (Foto: Valter Campanato/ABr) São Paulo […]

O candidato do PT ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, dá entrevista no momento da votação, no Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (Foto: Valter Campanato/ABr)

São Paulo – O candidato do PT ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, confirmou o seu favoritismo e se elegeu no segundo turno, com dois terços dos votos. Ele venceu Weslian Roriz (PSC), esposa do ex-governador Joaquim Roriz. Com todas as urnas apuradas, o petista recebeu 875.612 votos (66,1% dos válidos), ante 449.110 (33,9%) dados a Weslian.

Votos brancos somaram 46.001 (3,11%) e nulos, 109.266 (7,38%). A abstenção no Distrito Federal foi de 19,31% (354.146).

A disputa no Distrito Federal foi marcada pela saída de Joaquim Roriz às vésperas da eleição. Ele era o candidato, mas, uma semana antes da votação no primeiro turno, ele cedeu a vaga em favor de sua esposa. A decisão foi tomada diante do risco de ter sua candidatura impugnada com base na Lei da Ficha Limpa, por ter renunciado ao mandato de senador em 2007 para escapar de cassação.

A impugnação foi definida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas Roriz recorreu. Houve empate no Supremo Tribunal Federal (STF), com cinco votos a favor e cinco contra.

Weslian teve uma atuação caricata na campanha, incluindo os debates entre candidatos. Suas performances geraram diversos vídeos com edição e montagens disseminados no Youtube. No segundo turno, ela tomou parte apenas do último debate.

 

Leia também

Últimas notícias