Haddad diz que governo federal vai investir mais na cidade

Prefeito de São Paulo afirmou que investimentos serão em áreas como transporte, drenagem e habitação e que renegociação da dívida também vai beneficiar projetos de expansão

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse hoje (21) que o governo federal vai investir em projetos de infraestrutura do município. Haddad esteve ontem em Brasília, onde se reuniu com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para pedir mais recursos à capital.

Segundo o prefeito, foram acertados investimentos por parte do governo federal nas áreas de transportes, drenagem e habitação, e que as obras contempladas nestes acordos serão anunciadas pelos ministérios. O prefeito indicou aos representantes do Palácio do Planalto que o índice de investimento atual na cidade, cerca de R$ 3 bilhões ao ano, é baixo, e que o número de obras de programas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no município é pequeno.

Ontem, segundo afirmações à imprensa após os encontros em Brasília, Haddad apresentou projetos de obras como a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.

Na área de habitação, a principal promessa da campanha eleitoral de Haddad é a construção de 55 mil unidades habitacionais populares na cidade. Hoje, o prefeito disse que seu cronograma de obras será mantido.

Ele também afirmou ter tratado sobre a renegociação da dívida da prefeitura ontem em Brasília, o que aumenta a capacidade de investimento por parte da prefeitura. Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto que muda os indexadores de dívidas dos estados e municípios com a União do atual Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais 9% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4%, ou pela Selic, a taxa básica de juros.

Nos últimos dias, Haddad e parte de seu secretariado têm feito críticas às gestões anteriores,de Gilberto Kassab (2006 – 2012), do PSD, e do tucano José Serra (2004 – 2006). O prefeito disse que recebeu a administração com falta de investimentos em áreas como serviços públicos e educação, por exemplo.

Leia também

Últimas notícias