Em nota, PSDB ataca Dilma por ‘ultrapassar limite perigoso’ para a ‘jovem democracia’

Texto assinado pelo presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, critica Dilma por dizer em pronunciamento de rádio e TV que os 'que são sempre do contra estão ficando para trás'

Para Guerra, “no governo do PT, tudo é propaganda” (Foto: Wagner Meier/Fotoarena/Folhapress)

São Paulo – O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, emitiu hoje (24) uma nota oficial criticando duramente o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff, em rede nacional de rádio e TV na noite de ontem, no qual anunciou a entrada em vigor das novas tarifas de energia elétrica, com redução de 18% para os consumidores residenciais e de até 32% para indústrias e produtores rurais.

Segundo a nota do dirigente tucano, “o governo do PT acaba de ultrapassar um limite perigoso para a sobrevivência da jovem democracia brasileira”. A nota à imprensa continua afirmando que “o país assistiu à mais agressiva utilização do poder público em favor de uma candidatura e de um partido político: o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, em rede nacional de rádio e TV, sob o pretexto de anunciar, mais uma vez, a redução do valor das contas de luz”.

Na sequência, Guerra acusa que “o conceito de República foi abandonado. A chefe da Nação, que deveria ser a primeira a reconhecer-se como presidente de todos os brasileiros, agora os divide em dois grupos: o ‘nós’ e o ‘eles’. O dos vencedores e o dos derrotados. Os do contra e os a favor. É como se estivesse fazendo um discurso numa reunião interna do PT, em meio ao agitar das bandeiras e ao som da charanga do partido.”

No pronunciamento da véspera, Dilma lamentou os boatos lançados por setores da oposição e por veículos de comunicação de que o país corria risco de racionamento. Na tentativa de transformar a baixa no nível dos reservatórios de hidrelétricas em um problema de gestão, o jornal Folha de S. Paulo disse ser emergencial uma reunião corriqueira entre os operadores do sistema elétrico. 

“Neste novo Brasil, aqueles que são sempre do contra estão ficando para trás, pois nosso país avança sem retrocessos, em meio a um mundo cheio de dificuldades. Hoje, podemos ver como erraram feio, no passado, os que não acreditavam que era possível crescer e distribuir renda. Os que pensavam ser impossível que dezenas de milhões de pessoas saíssem da miséria. Os que não acreditavam que o Brasil virasse um país de classe média”, respondeu a presidenta.

Para o PSDB, a medida do governo federal já havia sido “prometida em rede nacional há quatro meses e alardeada em milionária campanha televisiva paga pelos contribuintes”. Os tucanos atacam o que chamam de “caráter político-partidário do pronunciamento oficial da presidente”, o que, segundo eles, “pode ser constatado inclusive pela substituição do brasão da República pela marca publicitária do atual governo na vinheta de abertura da ‘peça publicitária’”.

Em seu pronunciamento, Dilma disse, sobre o fornecimento de energia elétrica, ser “surpreendente que, desde o mês passado, algumas pessoas, por precipitação, desinformação ou algum outro motivo, tenham feito previsões sem fundamento, quando os níveis dos reservatórios baixaram e as térmicas foram normalmente acionadas”.

Em seu contra-ataque, Sérgio Guerra afirmou que “o conceito de República foi abandonado” e que “a chefe da Nação, que deveria ser a primeira a reconhecer-se como presidente de todos os brasileiros, agora os divide em dois grupos: o ‘nós’ e o ‘eles’. O dos vencedores e o dos derrotados”. 

O PSDB conclui dizendo que “no governo do PT, tudo é propaganda, tudo é partidarizado. Nada aponta para o equacionamento verdadeiro dos problemas do país ou para uma solução efetiva”.