Após vitória de Haddad, presidente do PT mira Palácio dos Bandeirantes

Rui Falcão afirma que partido sai fortalecido das eleições para retomar temas importantes de sua agenda, como reforma política e confrontação de classe

Falcão afirmou que o PSD será um importante aliado (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress)

São Paulo – O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse hoje (29) que a vitória de Fernando Haddad (PT) sobre José Serra (PSDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo é a consolidação de um projeto do partido iniciado em 2002 com a primeira vitória de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e com sua reeleição em 2006, reforçado em 2010 com a eleição de Dilma Rousseff (PT) e consolidado com a conquista do Executivo paulistano. Em entrevista coletiva na sede do diretório nacional petista, no centro de São Paulo, Falcão apontou os resultados obtidos no estado de São Paulo como mais uma etapa do avanço do partido em direção ao Palácio dos Bandeirantes, comandado pelos tucanos desde 1995 – e nunca ocupado pelos petistas.

Depois também do avanço da sigla no Vale do Paraíba, principal reduto do governador Geraldo Alckmin (PSDB), com a eleição de Carlinhos Almeida no primeiro turno para a prefeitura de São José dos Campos, administrada há 16 anos pelo PSDB, a próxima arma dos petistas para chegar ao Palácio dos Bandeirantes pode ser o PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. “Nós apoiamos a candidatura de Dárcy Vera (PSD), reeleito prefeito de Ribeirão Preto (SP) ontem”, disse Falcão. Vera derrotou o deputado federal Duarte Nogueira (PDSB) e se comprometeu a apoiar a presidenta Dilma à sucessão em 2014.

Segundo Falcão, o PT terá candidatura própria ao governo paulista em 2014 e espera ter o apoio do partido de Kassab nesta disputa. Além da costura com o PSD em Ribeirão e a retomada de São José, que já havia sido administrada pela ex-deputada federal Angela Guadagnin (PT), Falcão também aponta o crescimento do PT no entorno de Pindamonhangaba, berço político da família Alckmin. Enquando o PT passou de duas para nove prefeituras nas eleições deste ano no Vale do Paraíba, o PSDB perdeu uma de suas maiores vitrines no estado.

Sobre os reflexos nacionais da vitória de Haddad sobre Serra, o deputado estadual afirmou que o resultado coloca o partido como grande vencedor das eleições, e, seus principais adversários, como grandes derrotados. Apesar do mau desempenho em capitais importantes do Nordeste, como Recife, onde o PT perdeu para o PSB, a avaliação é de que vitórias como as obtidas no estado de São Paulo foram expressivas e que o impacto das principais derrotas não foi tão grande porque as disputas foram travadas com partidos aliados e não com as siglas de oposição.

“Nós não perdemos para a oposição, perdemos para partidos aliados da base no governo federal, como PSB e PMDB”, disse. Sobre a exploração do tema do mensalão na eleição paulistana, Falcão disse que o partido foi submetido a um julgamento, mas que não há, pelo menos por enquanto, como avaliar se o desempenho nas urnas foi afetado. 

Para o petista, o partido está fortalecido para retomar em sua agenda temas como a reforma política, principalmente o financiamento público de campanhas eleitorais, a confrontação de classes e as reformas estruturais.

 

Leia também

Últimas notícias