Ao lado de Luiz Marinho, Lula pede responsabilidade no voto

Pesquisa mostra petista reeleito em São Bernardo (SP) com 64,8% dos votos; em Santo André, deputado Carlos Grana (PT) sobe e fará segundo turno contra o atual prefeito, Aidan Ravin

Marinho, apoiado por Lula, deve se reeleger com 64% dos votos válidos, segundo pesquisa do Diário do Grande ABC (Foto: Alessandro Valle. ABCDigipress. Folhapress)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os eleitores tenham atenção na hora de escolher o candidato em que votarão amanhã (7), nas eleições municipais em todo o país. “É necessário conhecer bem as propostas para avaliar e votar com consciência, só assim é possível cobrar os políticos e exigir que cumpram com o plano de governo. É preciso votar com responsabilidade, é um direito e um dever de cada cidadão”, afirmou o petista durante caminhada ao lado do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, candidato à reeleição por seu partido.

Segundo o ABCD Maior, a caminhada silenciosa atraiu três mil pessoas para a principal rua do comércio da cidade do ABC Paulista, a Marechal Deodoro, com faixas e bandeiras em apoio aos candidatos. A marcha partiu da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde Lula e Marinho iniciaram as respectivas trajetórias políticas, e teve fim na Igreja Matriz. 

Junto com o deputado federal Paulo Vicente da Silva, o Vicentinho, o ex-presidente reforçou o pedido de voto no candidato do PT. “São muitos exemplos da competência do Marinho. A habitação é uma delas, ninguém fez tanto nesta área quanto ele. A sua trajetória no meio sindical, na política e neste primeiro mandato demonstraram a sua competência em gerir o município, e revela o quanto ele ainda pode fazer mais. A população pode perceber todas as mudanças e melhorias  que ele fez, e por isso acreditamos na vitória.”

Pesquisa do jornal Diário do Grande ABC divulgada hoje mostra Marinho com 64,8% dos votos válidos, o dobro do segundo colocado, Alex Manente (PPS), que tem 32,5%. 

Sobre a presença de Lula no evento, o prefeito de São Bernardo afirmou que se trata de um reforço à confiança em seu trabalho. “O Lula é uma pessoa respeitada e com carisma, o exemplo disso é o carinho das pessoas evidentemente demonstrados aqui. Ele mora na nossa cidade, e só eu tenho o privilégio de receber o voto dele nas urnas para prefeito e me sinto honrado. Viemos do mesmo berço sindicalista e eu tenho orgulho de tê-lo ao meu lado.”

Santo André

O Diário do Grande ABC divulgou ainda que haverá segundo turno em Santo André, vizinha de São Bernardo, entre o atual prefeito, Aidan Ravin (PTB), e o deputado estadual Carlos Grana (PT). Segundo levantamento divulgado hoje, o petista avançou 5,1 pontos desde o último levantamento, em 27 de setembro, e tem agora 29,7% das intenções de voto, em empate técnico com Aidan, que tem 30,1%. Grana subiu após campanha ao lado de Lula. 

Na terceira posição aparece o postulante do PDT, Raimundo Salles, que caiu de 13,4% para 11,2%. Ex-homem-forte do governo Aidan, Nilson Bonome (PMDB) reduziu de 3% para 2,7%. Alexandre Flaquer (PRTB) e Marcelo Reina (PSOL) têm, respectivamente, 1% e 0,3%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Na simulação de segundo turno, o petista Grana ficaria com 51,1% dos votos válidos, contra 48,9% do atual prefeito. 

Leia também

Últimas notícias