Dilma volta a defender Lula em visita a plataformas de petróleo no RS

A presidente lembrou da importância dos investimentos feitos pelo ex-presidente na indústria naval brasileira, gerando empregos no país

Em visita, a presidente Dilma Roussef agradeceu aos trabalhadores das obras das plataformas: “Viva os trabalhadores e trabalhadoras”. (Foto: planalto.gov.br)

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff (PT) voltou a defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje (17), durante visita às obras das plataformas de exploração de petróleo P-55 e P-58, em dois estaleiros da cidade do Rio Grande (RS).

Lula foi alvo de violento ataque da revista Veja em sua última edição. A publicação usa supostas declarações do publicitário Marcos Valério de Souza para acusar o ex-presidente de ter comandado o esquema de financiamento irregular de campanhas eleitorais, que a a imprensa chama de “mensalão” e cujos réus – entre eles o próprio Valério – estão sendo julgados agora pelo STF.

Ao melhor estilo Lula, Dilma subiu no palanque hoje com o capacete da Petrobras e depois, no chão, fez questão de cumprimentar, abraçar e tirar fotos com os operários.

No discurso, ela lembrou da decisão de Lula de construir navios e plataformas com material e mão de obra predominantemente brasileiros. Antes do primeiro governo do petista, as encomendas vinham diretamente do exterior.

“Este país não podia continuar exportando emprego e oportunidades para o resto do mundo. O que nós pudéssemos fazer no Brasil, nós faríamos no Brasil. E aqui estão vocês, que demonstram que isso não só é possível, mas que isso aconteceu. Milhões de reais foram colocados aqui. Esses milhões de reais vão servir para nós voltarmos a ter uma indústria naval de alta qualidade, uma indústria naval que nasceu aqui, no Rio Grande do Sul”, afirmou. “Sem ele (Lula), não estaríamos aqui”, concluiu. 

Ela finalizou agradecendo os trabalhadores que tornam possíveis empreendimentos como este. “Eles provam que quando querem, são capazes de desafiar qualquer obstáculo. Agradeço a todos, tenho certeza de que o povo tem orgulho do que está sendo feito aqui”, disse.

De acordo com a Petrobras, a P-55, com início de operação previsto para setembro de 2013, terá capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Com informações do Blog do Planalto

Leia também

Últimas notícias