Eduardo Braga substitui Romero Jucá na liderança do governo no Senado

Eduardo Braga, governador do Amazonas por dois mandatos, está no primeiro período como senador (Foto: Moreira Mariz. Agência Senado) São Paulo – O cargo de líder do governo no Senado […]

Eduardo Braga, governador do Amazonas por dois mandatos, está no primeiro período como senador (Foto: Moreira Mariz. Agência Senado)

São Paulo – O cargo de líder do governo no Senado será ocupado por Eduardo Braga (PMDB-AM), em substituição a Romero Jucá (PMDB-RR), que comandava a base aliada desde junho de 2006, final do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu primeiro mandato como senador, Braga ocupava a vice-liderança da bancada do PMDB. Ele foi governador do Amazonas por dois mandatos, de 2003 a 2010 – em março deste ano, renunciou para concorrer ao Senado.

Questionado sobre o convite, Eduardo Braga não quis confirmar que assumirá a liderança. Em respeito a Romero Jucá, o senador disse que preferia não comentar o assunto. “Acho que o líder Romero Jucá é um grande líder, um grande companheiro que ficou na liderança durante muito tempo. Ele merece todo o meu respeito e toda a minha consideração”, disse Braga.

A troca ocorre cinco dias depois de o Senado rejeitar a recondução de Bernardo Figueiredo à direção-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A votação, secreta, teve apoio de parlamentares da base aliada, que após a derrota do governo, queixaram-se do que consideram uma relação ruim com o Executivo. 

Em manifesto entregue ao Planalto, deputados federais do PMDB afirmaram que os problemas têm como centro a insatisfação com os ministérios ocupados pelo partido, considerados menos importantes, e a liberação de emendas parlamentares.