Obama deseja recuperação ao ‘amigo’ Lula, de ‘força e incansável liderança’

Ex-presidente teve alta na noite desta terça-feira

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou carta ao “amigo” Luiz Inácio Lula da Silva desejando a “pronta recuperação” contra o câncer que lhe afeta a laringe. “Quero que você saiba que você e sua família estão nos meus pensamentos e orações, e também nos de Michelle”, disse Obama, em referência à primeira-dama daquele país.

No documento, divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto Lula, antigo Instituto Cidadania, o presidente norte-americano diz ter ficado consternado ao receber a notícia, surgida no final de outubro, de que um tumor havia sido detectado na garganta do brasileiro. “O Brasil e o mundo se beneficiaram com sua força e incansável liderança. Eu desejo que você tenha uma pronta recuperação”, encerra Obama. 

A relação entre os dois ganhou destaque em 2009, quando Obama afirmou, frente a outros líderes mundiais e a jornalistas durante a reunião do G20, grupo dos países mais desenvolvidos do mundo, em Londres, que Lula era “o cara”, uma referência à popularidade alta do brasileiro. As conversas entre eles, porém, teriam esfriado na reta final do governo do petista após o Brasil obter do Irã um acordo em torno da inspeção de seu programa nuclear, alvo da diplomacia dos Estados Unidos, que desejava – e, de fato, assim o fez – impor sanções via Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Antes de Obama, outros chefes de governo já haviam enviado correspondência desejando a recuperação do ex-presidente brasileiro, como o francês Nicolas Sarkozy, o paraguaio Fernando Lugo, o colombiano Juan Manuel Santos e o português Aníbal Cavaco Silva. 

Lula passa, nesta semana, pela segunda sessão de quimioterapia que tenta fazer regredir o câncer. Ele teve alta na noite desta terça-feira (22), às 21h15, e continuará o tratamento em casa. “A segunda sessão do tratamento aconteceu sem nenhuma intercorrência e o paciente encontra-se bem”, diz boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês. O ex-presidente deve se internar novamente em dezembro para a terceira e última sessão da quimioterapia. Neste intervalo será feita uma avaliação para saber como o corpo do ex-presidente reagiu aos medicamentos, e se será necessário realizar algum tipo de cirurgia.

Carta

Confira o fac-símile da carta divulgada pelo Instituto Lula.

Carta de Obama a Lula (Foto: Reprodução)