Sexto ministro a cair, Orlando Silva deixa Esporte

Orlando Silva entregou seu pedido de demissão após ser alvo de denúncias (Foto: José Cruz/ Arquivo Agência Brasil) São Paulo – Após duas semanas de desgaste por suspeitas de irregularidades […]

Orlando Silva entregou seu pedido de demissão após ser alvo de denúncias (Foto: José Cruz/ Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – Após duas semanas de desgaste por suspeitas de irregularidades no Ministério do Esporte, o titular da pasta, Orlando Silva, entregou seu pedido de demissão à presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (26). A saída foi confirmada pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, mas ainda não é dada como definida pela assessoria de imprensa do ministério. Ele é o sexto a deixar a Esplanada dos Ministérios em dez meses de governo, na oitava mudança de cadeiras. Dessas, cinco envolveram denúncias de corrupção ou tráfico de influência.

O sucessor deve ser indicado pelo PCdoB, partido de Orlando Silva. Waldemar Manoel Silva de Souza, secretário-executivo da pasta, deve ser mantido como ministro interino. Ele e o presidente da legenda, Renato Rabelo, estão em reunião com a presidenta no final da tarde desta quarta. Apesar de um encontro ter acontecido na última sexta-feira (21), o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter aceito pedido de abertura de inquérito contra o ministro na terça (25) serviu como gota d’água para os comunistas decidirem deixar de apoiar a permanência na pasta.

Apesar da queda, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, autor do pedido de investigação, afirmou que a necessidade do inquérito é mantida mesmo com o afastamento. A declaração foi feita antes da confirmação do pedido de demissão. Para ele, há indícios de “sérios problemas de irregularidades em todo o país” no programa Segundo Tempo, principal alvo das denúncias.

Nos últimos seis meses, pelo menos um nome deixou o primeiro escalão do governo após ser citado em suspeitas de corrupção. Antonio Palocci (Casa Civil), em junho, seguindo Alfredo Nascimento (senador do PR-AM), em julho, de Wagner Rossi (PMDB), da Agricultura, em agosto, e Pedro Novais (deputado federal do PMDB-MA), do Turismo. Em agosto, Nelson Jobim, também do PMDB, afastou-se da Defesa por desgaste político. Ideli Salvatti e Luiz Sérgio trocaram de cadeiras, permanecendo atualmente na Secretaria de Relações Institucionais e no Ministério da Pesca, respectivamente.

De todas as quedas, apenas Palocci é do PT. Os demais são de partidos aliados, formando a coalizão que concedeu à presidenta a maior base de sustentação no Congresso Nacional desde a redemocratização. Apesar disso, Orlando Silva é o primeiro de partidos à esquerda da base aliada.

Orlando Silva

Antes de ser ministro, Orlando Silva foi secretário nacional de Esporte na gestão de Agnelo Queiroz, atualmente no PT e governador do Distrito Federal, secretário nacional de Esporte Educacional e secretário-executivo do Ministério do Esporte durante primeiro mandato do governo Lula. E assumiu o ministério em 2006, justamente no posto de Queiroz.

Não foram divulgadas informações sobre a permanência de Orlando nos conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Ibero-Americano do Esporte (CID), Sul-Americano do Esporte (Consude), e na presidência do Conselho Americano do Esporte (Cade).

No final de 2007, Orlando Silva havia sido citado no caso de gastos irregulares com cartões de crédito corporativos do governo federal. O ministro teria feito pagamentos em restaurantes em dias que não tinha compromissos oficiais. O desencontro, seria, no entanto, fruto de problemas na divulgação da agenda. Mesmo tendo sido isentado no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou o tema.

Soteropolitano, formado em Direito e em Ciências Sociais, foi militante estudantil e chegou a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE) de 1995 a 1997. Logo após a posse, ele entrou em polêmica ao criticar o então ministro do Planejamento, José Serra (que na década de 60 ocupou a chefia da UNE, período em que o prédio dos estudantes foi invadido e incendiado pelos militares). “Ele (Serra) retrocedeu, mudou para pior e hoje compactua com os interesses dos que queimaram a UNE”, Silva afirmou, em junho de 1995.

Ele também participou da Juventude Socialista (UJS) e da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), nos anos 1990.