Novo ministro da Agricultura promete buscar mais recursos

Mendes Ribeiro Filho estava no seu quinto mandato como deputado federal, assume o Ministério da Agricultura (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil) São Paulo – A luta por mais verba para […]

Mendes Ribeiro Filho estava no seu quinto mandato como deputado federal, assume o Ministério da Agricultura (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

São Paulo – A luta por mais verba para programas do Ministério da Agricultura foi a principal promessa do novo titular da pasta, Mendes Ribeiro Filho, que tomou posse nesta terça-feira (23). Apesar de não possuir vínculo nem histórico ligado ao agronegócio, ele afirmou estar à altura do desafio. Entre os programas que mais precisam de aporte de recursos, foram citados o de garantia do preço mínimo, o seguro agrícola e a defesa sanitária.

Mendes Ribeiro voltou a dizer que pretende mais ouvir do que falar em sua gestão. “Assumo com humildade a continuidade de políticas que ao longo dos últimos anos vem construindo um caso de sucesso”, disse, em seu discurso. O novo ministro prometeu lutar por mais recursos para a agricultura e para garantir a renda do produtor. “Esse é um dos meus maiores desafios”.

Advogado de formação, ele nasceu em Porto Alegre e exercia o quinto mandato como deputado federal. Em seu lugar, assume Eliseu Padilha (PMDB-RS). Em julho, assumiu a liderança do governo no Congresso, vaga que permanece sem sucessor indicado.

Wagner Rossi, ministro demissionário, fez elogios à presidenta Dilma Rousseff (“não me faltou, em nenhum momento, apoio, apreço e generosidade”), ao vice, Michel Temer (a quem se atribui sua indicação) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Rossi conduzia a pasta desde 2010 e deixou o cargo por causa de denúncias relacionadas a corrupção em sua gestão. Houve acusações relacionadas à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ao uso de um avião particular para transporte do ministro e de seu filho.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias