Dilma é a terceira mulher mais poderosa do mundo em ranking de revista

A presidenta Dilma ficou atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) São Paulo – A terceira mulher mais […]

A presidenta Dilma ficou atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

São Paulo – A terceira mulher mais poderosa do mundo é a presidenta Dilma Rousseff. A avaliação é da revista Forbes em ranking divulgado nesta quarta-feira (24). Angela Merkel, chanceler alemã, encabeça a lista, ladeada pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Em 2010, antes de assumir o cargo, Dilma figurava na 95ª posição.

Parte das listadas exerce cargos políticos, mas empresárias e celebridades também são citadas. Oito chefes de Estado e 29 presidentes-executivas estão na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Elas têm em média 54 anos e controlam, juntas, US$ 30 trilhões, segundo a publicação.

Sobre Dilma, a revista destaca a trajetória da presidenta, a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América do Sul. Merkel é apresentada como a única mulher a chefiar uma economia forte da Europa. No caso de Hillary Clinton, o destaque é para seu papel nas revoluções no Oriente Médio e a respeito de revelações do WikiLeaks, que mostraram o poder de influência na Casa Branca.

A cantora Lady Gaga é a mais nova da lista, com 25 anos, na 11ª posição. A Rainha Elizabeth ocupa o posto de número 49, e é a mais velha, com 85 anos. Michelle Obama, primeira-dama dos Estados Unidos, que no ano passado ficou no topo do ranking, está listada como oitava mais poderosa do mundo.

Com informações da Reuters e do Sul21

 

Leia também

Últimas notícias