Lula defende Constituinte exclusiva para reforma política, dizem centrais sindicais

Lula, em reunião com centrais, defendeu Constituinte se Congresso não conseguir consenso (© Foto: Apu Gomes/Folhapress) São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a realização de uma […]

Lula, em reunião com centrais, defendeu Constituinte se Congresso não conseguir consenso (© Foto: Apu Gomes/Folhapress)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a realização de uma Constituinte exclusiva para discutir uma reforma política, caso o Congresso não chegue a um consenso em torno do tema. A ideia foi relatada por dirigentes das centrais sindicais com quem o ex-presidente se reuniu na manhã desta sexta-feira (27), em São Paulo.

Segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique, foi discutida na reunião a composição de duas frentes de ação para impulsionar o debate. Uma para formulação de propostas, como financiamento público das campanhas e fidelidade partidária, outra para estimular o envolvimento popular na questão.

As centrais pretendem organizar uma grande plenária, com focos no fortalecimento dos partidos e da democracia e na ampliação da participação popular nas decisões. “Além de impedir o abuso do poder econômico nas eleições”, disse Artur.

“Caso a tentativa de envolvimento (popular e partidário) por meio de plenárias não surta efeito, (Lula) propõe fazer uma eleição para compor uma Constituinte exclusiva sobre o tema”, afirmou o presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP).

Ele admite haver opiniões divergentes entre as centrais, mas vê concordância no entendimento de que as eleições são muito caras para o país. Segundo ele, o ex-presidente sugere que os pleitos municipais, estaduais e federal aconteçam no mesmo ano, ainda que em meses diferentes.

Além da CUT e da Força, estiveram presentes Antônio Neto (presidente da CGTB), Wagner Gomes (CTB), Ricardo Patah (UGT) e José Calixto (Nova Central). O ex-secretário geral da Presidência Luiz Dulci, integrante da equipe de Lula no Instituto Cidadania, também acompanhou a reunião.

Leia também

Últimas notícias