Com PPS e PV, líderes governistas na Câmara pedem urgência para votação da Comissão de Verdade

São Paulo – Líderes de partidos que compõem a base aliada na Câmara dos Deputados e o bloco PV-PPS assinaram pedido de tramitação em regime de urgência do Projeto de […]

São Paulo – Líderes de partidos que compõem a base aliada na Câmara dos Deputados e o bloco PV-PPS assinaram pedido de tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei 7.376, que cria a Comissão da Verdade no país. O texto foi encaminhado em 2010, ainda durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ao Congresso, mas não foi a votação apesar de o atual governo de Dilma Rousseff ter se manifestado favoravelmente à instalação do organismo.

Segundo o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ), autor do requerimento, a demanda foi protocolada. A medida será discutida no colégio de líderes na próxima terça-feira (3). O parlamentar sustenta, em seu blogue, que ainda irá dialogar com os líderes dos demais partidos, mas acredita que pode haver concordância.

“O consenso deixará o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS) em posição mais confortável para levar o requerimento a votação em plenário”, acredita Brizola Neto. O deputado sustenta que as condições legais para o regime de urgência estão garantidas pelo Regimento Interno da Câmara. “(Mas) o melhor politicamente é que todos concordem em debater o assunto e deliberarmos sobre ele.”

Caso seja confirmado, o regime garante a tramitação mais rápida que o previsto regularmente pelo Legislativo. Nesse caso, exigências como aprovação por diversas comissões são deixadas de lado e o projeto pode entrar em votação na Ordem do Dia da sessão mais próxima.