Líderes do Senado prometem priorizar reforma política

Brasília – Líderes de partidos da base governista e da oposição assumiram nesta terça-feira (1º) defendendo priorizar a reforma política. O próprio presidente reeleito da casa, José Sarney (PMDB-AP), fez […]

Brasília – Líderes de partidos da base governista e da oposição assumiram nesta terça-feira (1º) defendendo priorizar a reforma política. O próprio presidente reeleito da casa, José Sarney (PMDB-AP), fez alusões às mudanças nessa área.

Ao chegar ao Congresso pela manhã, Sarney apontou a reforma política como principal objetivo do primeiro ano da nova legislatura. “A minha experiência é de que aqui na Casa se não votarmos a reforma política, a partir do segundo ano é impossível votarmos, porque a partir daí, de certo modo, os grupos corporativistas se manifestam e não permitem que isso ande”, disse a jornalistas.

Na mesma linha, o novo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que “se depender do PT a reforma política será prioridade”. A provável nova primeira vice-presidente, Marta Suplicy (PT-SP), também defendeu a realização da reforma e disse que “de todas as reformas é a mais importante”. Ela ponderou, no entanto, que a discussão dependerá de negociações.

A necessidade de mudanças no sistema política também encontrou eco fora da base governista. Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), candidato que enfrentou Sarney na disputa pela presidência da Casa, essa reestruturação é urgente. “O Brasil precisa urgente de uma reforma política. Uma reforma que protagonize a sociedade brasileira”, disse.

Com informações da Reuters

Leia também

Últimas notícias