Mantega, que permanece na Fazenda, está no governo desde o primeiro mandato de Lula

O ministro da Fazenda, Guido Mantega ocupará o mesmo cargo no próximo governo, da presidente Dilma Roussef (Foto: Valter Campanato/ABr) Brasília – Convidado pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, a permanecer […]

O ministro da Fazenda, Guido Mantega ocupará o mesmo cargo no próximo governo, da presidente Dilma Roussef (Foto: Valter Campanato/ABr)

Brasília – Convidado pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, a permanecer no cargo que assumiu em março de 2006, o ministro da Fazenda, Guido Mantega  está no governo Lula desde o primeiro mandato. Em janeiro de 2003, assumiu como ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, cargo que exerceu até novembro de 2004. Depois, foi designado presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nascido em 7 de abril de 1949, italiano de Gênova e naturalizado brasileiro, é formado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP). Está licenciado como professor de economia da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Mantega é doutor em sociologia do desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, com especialização concluída em 1977 no Institute of Development Studies (IDS) da Universidade de Sussex, Inglaterra.

Foi professor de economia no curso de mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), vice-reitor adjunto na mesma universidade e diretor de Orçamento e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo, de 1989 a 1992.

Participou da coordenação do programa econômico do PT nas eleições presidenciais de 1984, 1989, 1998 e 2002. Foi ainda assessor econômico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 1993 a 2002.