Dilma reafirma combate à miséria e se emociona ao falar de Lula

No primeiro pronunciamento depois de eleita, candidata governista celebra vitória de primeira mulher a ocupar o cargo

A presidente eleita Dilma Rousseff em primeiro pronunciamento oficial (Foto: Roberto Stuckert Filho)

São Paulo – Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita, Dilma Roussef (PT) reafirmou seu compromisso de erradicar a miséria, lembrou a importância dos recursos do pré-sal e se emocionou ao agradecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela reforçou compromisso com a valorização da educação e da saúde e com a realização de uma reforma política “que faça avançar nossa jovem democracia”.

A ex-ministra-chefe da Casa Civil fez seu discurso ao lado do vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB) e dos principais coordenadores da campanha – o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e os deputados federais Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo. Na maior parte dos 25 minutos em que falou a jornalistas e militantes, ela leu o discurso, mas falou de improviso sobre a figura de Lula.

Dilma declarou que o resultado das eleições é “demonstração do avanço democrático de nosso país”, porque, pela primeira vez, o Brasil será governado por uma mulher. “Assumo compromisso de honrar as mulheres brasileiras para que este fato hoje inédito se torne natural e possa se repetir nas instituições civis, empresas e todos os setores da sociedade. Gostaria que os pais e mães das meninas pudessem olhar hoje nos olhos delas e dizer ‘sim, a mulher pode”, comemorou.

A presidente eleita reforçou compromisso que considera fundamental com “a erradicação da miséria e criação de oportunidades para todos os brasileiros”. Ela havia prometido, durante a campanha, lutar nesse sentido. “Ressalto que essa é uma meta que não será realizada apenas com a vontade do governo”, alertou.

Ela fez um chamado a toda a sociedade, incluindo a imprensa, governadores e prefeitos, para combater aspectos mais dramáticos da pobreza extrema. “Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, crianças pobres abandonadas a sua própria sorte, drogas e cracolândia”, defendeu.

Ao falar do petróleo da camada pré-sal, Dilma prometeu usar as riquezas do país sempre com pensamento de longo prazo. “Não vamos deixar para as futuras gerações apenas dívidas e desesperança. A criação do fundo social do pré-sal, parte importante do modelo defendido por nós, de partilha, é uma poupança de longo prazo para beneficiar a geração atual e as próximas. Não alienaremos nossas riquezas para deixar a nosso povo apenas migalhas”, defendeu, reformando compromisso de valorizar a educação, a saúde e a segurança pública.

Ela fez questão de agradecer à imprensa pela cobertura do processo eleitoral, lembrando seu passado de luta pela democracia. “Não nego que por vezes algumas das coisas difundidas me deixaram triste, mas quem, como eu, lutou pelo direito de expressão arriscando a vida, quem, como eu, dedicou toda a juventude à luta pelo direito de expressão… nós somos profundamente amantes da liberdade”, afirmou. “Disse e repito que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras.”

Bater à porta

A presidente eleita se emocionou ao agradecer ao presidente Lula, principal arquiteto de sua candidatura. “Ter a honra de seu apoio, o privilégio de sua convivência e ter aprendido com sua imensa sabedoria é algo que se guarda para a vida toda”, disse Dilma, que foi interrompida por gritos de “Olê, olá, Lula, Lula”, da plateia.

“Conviver durante todos esses anos com Lula me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e sua gente. A alegria que sinto hoje pela minha vitória se mistura com a emoção de sua despedida. Sei que um líder como Lula nunca estará longe de seu povo e de cada um de nós. Baterei muito à sua porta e tenho certeza e confiança que a encontrarei sempre aberta”, disse Dilma.

A tarefa de suceder ao presidente de maior popularidade da história foi classificado por Dilma como “difícil e desafiadora”, mas afirmou acreditar que é capaz de honrar esse legado e avançar a obra. “Aprendi com ele (Lula) que quando se governa pensando no interesse público e nos mais necessitados, imensa força brota do povo que leva o país para frente e nos leva a vencer os maiores desafios”, afirmou.

Segundo Dilma, passada a eleição, agora é a hora da união pelo país. “Junto comigo, foram eleitos novos governadores, senadores, deputados. Convido a todos, independentemente de cor partidária, para uma ação determinada, efetiva e enérgica em prol do futuro de nosso país, sempre com a convicção de que a nação brasileira será exatamente da grandeza daquilo que nós todos juntos fizermos por ela”, finalizou.