Dilma e Lula são destaque na imprensa estrangeira

Eleição deste domingo é notícia nos principais jornais internacionais

A candidata petista, Dilma Roussef e o presidente Lula foram destaques em jornais internacionais (Foto: Roberto Stuckert Filho)

São Paulo – O segundo turno da eleição para a Presidência da República é notícia no site dos principais jornais internacionais.

Com o título “Brasileiros elegem sucessor de Lula”, o espanhol El Pais destaca a vantagem de 10 pontos de Dilma sobre Serra, a maioria formada  e que o pleito marca o fim do governo Lula, “um sindicalista quase sem estudo que em oito anos presidiu o pais com grande êxito e brilhantismo”.

Segundo o jornal, se Dilma for eleita, poderá contar com maioria no Congresso — o que nem Lula conseguiu — graças a alianças. E a oposição, independente do destino pessoal de Serra, estará reforçcada porque mantém o poder nos três estados  importantes do país e porque tem nomes como Aécio Neves, que poderia liderar a oposição no Senado e ser um possível herdeiro de Serra.

Há fotos de Dilma na página principal do site. A de Lula também aparece na notícia. Porém, nenhuma imagem de Serra é veiculada.

Dilma e Lula são destaques também no franês Le Monde. ” No Brasil, Dilma espera suceder Lula”, diz a manchete. A notícia traz uma galeria com 10 fotos, a maioria de Dilma com Lula, políticos, artistas e intelectuais que a apoiam, sob o título de “Dilma Rousseff, grande favorita do segundo turno das eleições presidenciais do Brasil”.

“Eleição no Brasil, Dilma superfavorita”, diz a página inicial do italiano Corriere della Sera. Na página da BBC de Londres, “Brasil vota para novo presidente” traz foto de Dilma com Tarso Genro. A candidata do PT à presidência é tema também de reportagem no site do New York Times.

Leia também

Últimas notícias