Lula: ‘Nove ou dez famílias controlam a comunicação do país’

Em entrevista ao portal Terra, presidente fala o que pensa sobre a mídia e o cenário eleitoral atual

O presidente Lula em entrevista ao Terra (Foto: Reprodução)

São Paulo – Por cerca de uma hora, o presidente Lula falou com exclusividade a três jornalistas do portal Terra, na manhã desta quinta-feira (23). A conversa foi iniciada com a mais recente polêmica explorada pelos grandes veículos de comunicação do país, a de que seu governo pretende atacar a liberdade de imprensa.

“Eles têm preconceito, até ódio”, resume, ao definir como tem recebido a série de denúncias publicadas pela imprensa nas últimas semanas, período em que se intensificaram as campanhas eleitorais para a votação de 3 de outubro.

“A verdade é que nós temos nove ou dez famílias que dominam toda a comunicação desse País… você viaja pelo Brasil e tem duas ou três famílias que são donas dos canais de televisão. E os mesmos são donos das rádios e os mesmos são donos dos jornais”

Lula antecipa ainda que o setor vai ter de passar necessariamente sobre uma reformulação a partir do próximo governo, numa discussão que terá de acontecer no Congresso Nacional. “O Brasil, independentemente de quem esteja na Presidência da República, vai ter que estabelecer o novo marco regulatório de telecomunicações. Redefinir o papel da telecomunicação. E as pessoas, ao invés de ficarem contra, deveriam participar, ajudar a construir, porque será inexorável”

O Terra publica a entrevista completa em três partes. A primeira delas pode ser conferida aqui.