Premiê britânico anuncia cortes de direitos civis para imigrantes

Reino Unido pretende também reduzir em 90% os trabalhadores estrangeiros que entram no país

São Paulo – Os imigrantes que chegarem ao Reino Unido vão encontrar novas barreiras para ter acesso aos benefícios tradicionais aos cidadãos britânicos, como assistência médica, moradia e seguro desemprego. Essa foi a promessa feita hoje (25) pelo premiê britânico, David Cameron, em discurso em rede nacional.

A proposta anunciada pelo dirigente conservador pretende diminuir os gastos do governo com estrangeiros, limitando os direitos civis britânicos à comunidade internacional, sobretudo os imigrantes que veem no Reino Unido um destino atraente à procura de empregos e melhores condições sociais. “O que temos disponível à população é um serviço nacional de atendimento médico e não um serviço internacional”, disse Cameron.

Além disso, o premiê britânico afirmou que novas medidas já estão sendo executadas para que no decorrer do ano haja uma redução das imigrações para o Reino Unido: a expectativa é que número passe de 100 mil para 10 mil, uma redução de 90%.

Aos imigrantes que já residem no país, Cameron tentará enxugar gradativamente os benefícios, caso não seja comprovado que os estrangeiros estejam ligados a uma atividade legal ou, no mínimo, procurando emprego. Por exemplo, as multas poderão chegar até 20 mil libras para empregadores que oferecerem vagas para estrangeiros em situação irregular, assim como as pessoas que alugarem propriedades para imigrantes ilegais.

Outra medida pretende eliminar o acesso imediato dos imigrantes com poucos recursos às residências financiadas pelo Estado. Os estrangeiros terão de esperar pelo menos dois anos antes que os governos regionais decidam se concedem ou não os imóveis.

Cameron discursou pressionado pelo Partido Conservador por uma posição mais incisiva em relação aos imigrantes. O premiê enfrenta críticas do seu partido pelo crescimento do Ukip (sigla do Partido Independente do Reino Unido, de extrema-direita), que ganhou projeção justamente por sua posição contrária à entrada de imigrantes ilegais.

Embora, um estudo sobre migração trabalhista – divulgado no ano passado pelo Open Society Institute – indique a diminuição na entrada de búlgaros e romenos que entram no Reino Unido no final de 2013, os limites temporários de trabalho serão revogados para trabalhadores oriundos destes dois países.

Os conservadores acreditam que o número de imigrantes poderia ter um boom, aumentando ainda mais as preocupações em relação ao nível de desemprego. “Acredito que a imigração deve ser controlada corretamente. A imigração estava fora de controle nos governos anteriores. Os índices precisam cair radicalmente”, afirmou Cameron. As medidas têm previsão para começar gradativamente a partir de agora e deve estar 100% em vigor no começo de 2014.

Leia também

Últimas notícias