Evo Morales diz que oligarquias ‘estão de festa’ com morte de Hugo Chávez

“Dói. Estamos destroçados”, afirmou Evo Morales, visivelmente comovido (Foto: Juan Llasi. ABI) São Paulo – O presidente da Bolívia, Evo Morales, lamentou a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, […]

“Dói. Estamos destroçados”, afirmou Evo Morales, visivelmente comovido (Foto: Juan Llasi. ABI)

São Paulo – O presidente da Bolívia, Evo Morales, lamentou a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em discurso feito em La Paz. “As oligarquias e o império seguramente estão de festa quando os povos que lutam por sua liberdade sofrem.” Morales pediu unidade aos venezuelanos e afirmou que essa é a melhor homenagem que podem fazer ao líder morto. 

“Dói. Estamos destroçados”, discursou, visivelmente emocionado, no hall do Palácio Quemado, sede do governo boliviano. “Meu irmão solidário, companheiro revolucionário latino-americano que lutou por sua pátria, pela pátria grande de Simón Bolívar, um companheiro que deu toda sua vida pela liberação do povo venezuelano, do povo latino-americano.”

Morales irá viajar para a Venezuela ainda essa noite para participar do velório. Hugo Chávez morreu hoje (5), às 16h25, em Caracas, em decorrência de um câncer.

Por causa da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria à Argentina na próxima quinta-feira (7). A presidenta iria a El Calafate para reuniões bilaterais com a presidenta argentina, Cristina Fernández de Kirchner. O governo da Argentina também confirma o cancelamento das reuniões.

Dilma e Cristina devem comparecer ao velório de Chávez. Cristina Kirchner também suspendeu toda a programação oficial de hoje (5), após o anúncio da morte de Chávez. A presidenta argentina tinha planejado anunciar investimentos na educação, que foi cancelado de última hora.

O governo venezuelano ainda não divulgou informações sobre as últimas homenagens ao presidente e sobre o enterro. Chávez morreu hoje (5) em Caracas, aos 58 anos, vítima de complicações de um câncer na região pélvica. As últimas fotos de Chávez, divulgadas há duas semanas, mostravam-no ao lado das filhas no hospital. A morte de Chávez foi anunciada pelo vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão.

“Hoje, com tristeza digo para vocês que morreu um grande latino-americano. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias. Esta morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e os centro-americanos”, disse Dilma. “O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina. Em muitas ocasiões o governo brasileiro não concordou integralmente com o presidente Hugo Chávez. Hoje, como sempre, o consideramos uma grande liderança, uma perda irreparável e, sobretudo, um grande amigo do Brasil.”

 

Leia também

Últimas notícias