Durante marcha em Brasília, centrais sindicais lamentam morte de Hugo Chávez

Chávez foi lembrado pelos sindicatos como um representante da integração latino-americana (Foto: Lula Marques/Folhapress) Brasília – A marcha promovida hoje (6) por seis centrais sindicais homenageou o presidente da Venezuela, […]

Chávez foi lembrado pelos sindicatos como um representante da integração latino-americana (Foto: Lula Marques/Folhapress)

Brasília – A marcha promovida hoje (6) por seis centrais sindicais homenageou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que morreu ontem em Caracas, aos 58 anos. A CUT estendeu uma grande faixa diante do principal carro de som, com uma foto do presidente e a frase “Hugo Chávez presente!”. O presidente da central, Vagner Freitas, disse estar de camisa preta “em homenagem a um grande combatente latino-americano”. 

Durante a caminhada de uma hora do estádio Mané Garrincha até a frente do Congresso, foram várias as referências ao líder venezuelano. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), um acampamento diante do Incra foi “batizado” com o nome de Chávez. Manifestantes também fariam uma vigília diante da embaixada da Venezuela.

Em nota emitida ontem, a CUT comparou o enfrentamento das elites venezuelanas à maneira como Chávez lutou durante dois anos contra o câncer. “Seu legado e o recado de que é possível acreditar num mundo justo e igualitário permanecem. Certamente, a América Latina que queremos, socialista, solidária, integrada, não avançaria como avançou nos últimos anos não fosse a contribuição do homem que sempre teve como referência Simón Bolívar, responsável por tornar a Venezuela independente dos espanhóis.”

Leia também

Últimas notícias