Em 2012, Espanha perdeu 2 mil empregos por dia

São Paulo – A crise econômica enfrentada pela Espanha causou o fechamento de 2.162 postos de trabalho por dia, em média, no país em 2012, de acordo com dados divulgados […]

São Paulo – A crise econômica enfrentada pela Espanha causou o fechamento de 2.162 postos de trabalho por dia, em média, no país em 2012, de acordo com dados divulgados pelo governo local. Durante todo o ano passado, 787,2 mil espanhóis perderam o emprego e o índice de desocupaçãoo chegou a 4,85 milhões de pessoas.

Os setores que registraram o maior número de vagas fechadas foram o de atividades sanitárias e serviços sociais (56,2 mil), construção (22,0 mil), hotelaria (15,9 mil) e indústria (14,4 mil).

Apesar do aumento no desemprego na Espanha, o ministro da Economia do país, Luis de Guindos, afirmou na terça-feira (1) que o país voltaria a criar empregos neste ano.

O otimismo está relacionado, segundo Guindos, à melhora dos índices econômicos do país no último trimestre de 2012. Em dezembro, por exemplo, a taxa de desemprego caiu pela primeira vez no ano, em 59 mil pessoas.

Enquanto a Espanha enfrenta uma das piores crises de sua história, a Alemanha bateu o recorde histórico de pessoas empregadas no país.