Na Espanha, milhares de manifestantes cercam Congresso em protesto contra política de austeridade

Movimento 25S quer novo processo constituinte e promove protesto “Ocupa el Congreso”

Manifestação reuniu cerca de 6 ml pessoas (Foto:TVE)

São Paulo – Milhares de manifestantes rodearam o Congresso espanhol, em Madri, hoje (25), e foram reprimidos por 1.300 agentes policiais. De acordo com o governo espanhol, foram cerca de 6 mil pessoas que participaram do protesto ao redor Câmara de Deputados da Espanha. O “Ocupe el Congreso” surgiu de uma mobilização nas redes sociais chamada 25S, criada para pressionar os congressistas espanhóis a realizar um novo processo constituinte. Os manifestantes se opõem às políticas neoliberais que vêm sido promovidas pelo governo espanhol, presidido por Mariano Rajoy, do conservador Partido Popular.

Segundo a Coordenação 25S, o evento não tinha intenção de ocupar literalmente a Câmara de Deputados, mas de cercá-la, para pressionar os parlamentares.  Até a tarde de hoje, 22 pessoas haviam sido presas e 13 foram feridas, entre elas um agente da Unidade de Intervenção da Polícia. A Delegação do Governo, responsável por representar o governo espanhol nas comunidades autônomas, pelas quais a Espanha é dividida, mobilizou efetivo de todo o país para evitar a ocupação do Congresso.

O governo autorizou a manifestação, mas havia declarado que cercar o Congresso era ilegal e que não o permitiria, fechando o acesso às praças Netuno, Puerta del Sol, Neptuno y Cibele, de onde marchariam os manifestantes. Ao tentarem se aproximar à Câmara de Deputados, os participantes do ato foram reprimidos violentamente com cassetetes.

O protesto de hoje é precedido por uma série de manifestações sociais que vêm sendo realizadas na Espanha há meses. O 25S originou-se “Plataforma em Pié!”, uma rede de movimentos sociais e sindicatos.

 

Leia também

Últimas notícias