Estudantes chilenos articulam novo protesto e ameaça de greve geral

Contra modelo de educação que privilegia instituições privadas, estudantes e trabalhadores de diferentes categorias vão às ruas nesta quinta-feira

São Paulo – Os estudantes chilenos convocaram para esta quinta-feira (4) um novo protesto contra o modelo de educação superior do país. Uma greve geral, envolvendo profissionais do setor e de outras categoria, está em articulação e pode ser convocada na próxima terça-feira (9).

A convocação do ato é da Confederação de Estudantes do Chile. Há manifestações marcadas para às 10h30 e outros para às 18h30. A primeira chamada deve concentrar estudantes secundaristas – equivalente ao ensino médio – e a segunda irá abarcar também universitários e professores em geral.

Desde junho, os estudantes promovem manifestações em diversas cidades do Chile. Instituído no início da década de 1980, durante o governo militar, o sistema de ensino superior privilegia faculdades privadas. O presidente Sebastián Piñera propôs mudanças no sistema, mas as críticas permanecem.

“Queremos ressaltar que estamos mobilizados”, disse a presidenta da Federação de Estudantes da Universidade do Chile, Camila Vallejo. “É importante demonstrar que estamos pedindo mudanças mais profundas além da educação”, completou. Ela sustenta que há necessidade de mudanças constitucionais para assegurar direitos fundamentais aos cidadãos.A principal concentração deve ocorrer em Santiago, capital do país.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias