Chávez anuncia nacionalização de reservas de ouro em meio a recorde de cotação

O governo venezuelano considera uma das maiores reservas do mundo (Foto: Palácio Miraflores/ Reuters) São Paulo – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira (18) que vai assinar […]

O governo venezuelano considera uma das maiores reservas do mundo (Foto: Palácio Miraflores/ Reuters)

São Paulo – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira (18) que vai assinar uma lei para nacionalizar as reservas de ouro do país. “Temos cerca de doze bilhões de dólares em ouro. Não podemos permitir que o sigam levando”, afirmou o presidente, acusando haver grande contrabando na província de Bolívar, ao sul do país, que o governo considera uma das maiores reservas do mundo.

O anúncio é feito em meio ao recorde na cotação do ouro no mercado internacional. Muitos investidores têm apostado no metal como maneira de fugir à instabilidade das bolsas e das moedas internacionais, o que levou a cotação, nesta quarta, a US$ 1.793 a onça, ou US$ 61 o grama – valorização de 42% em relação a agosto do ano passado e de 100% em três anos 

Chávez considera que a zona de exploração aurífera está “anarquizada” e pede a ajuda das Forças Armadas para fazer o processo de tomada dos locais tão logo seja firmada a lei, que não precisará passar pelo Congresso. 

Saúde

O presidente aproveitou o discurso durante evento para entrega de equipamentos militares para desfazer boatos veiculados pela imprensa local de que o câncer do qual se trata estaria em estágio avançado. “Quem quiser acreditar que estou em estado grave, que acredite. Não, estou trabalhando”. O venezuelano afirmou estar se submetendo a um rigoroso plano de recuperação apresentado pelos médicos de Cuba, de onde retornou no último fim de semana após se submeter a nova rodada de quimioterapia e participar da celebração dos 80 anos de Fidel Castro.

Com informações da TeleSur.