Jornalista pede saída de cartola brasileiro

Em audiência no Senado brasileiro, o britânico Andrew Jennings disse que Ricardo Teixeira no comando da Copa de 2014 pode prejudicar a imagem do país no exterior

Andrew Jennings falou no Senado e disse que o país precisa de “burocratas honestos” para organizar a Copa (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)

São Paulo – Conhecido por investigar denúncias de corrupção na Federação Internacional de Futebol (Fifa), o jornalista inglês Andrew Jennings participou nesta quarta-feira (26) de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e pediu que a organização da Copa do Mundo de 2014 seja entregue a “honestos burocratas brasileiros”. Ou seja, defendeu que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, deixe o comando do torneio. Jennings afirma que Teixeira recebeu US$ 9,5 milhões mediante um esquema de corrupção, enquanto o ex-presidente da Fifa João Havelange teria recebido aproximadamente US$ 1 milhão.

Durante a audiência, o jornalista sugeriu ao governo brasileiro que solicite a Teixeira tornar público um relatório da Justiça da Suíça (onde está sediada a Fifa) na qual constaria uma confissão do cartola sobre recebimento de propinas em contratos de marketing. Ele afirma que o relatório ainda não foi publicado por pressão do atual presidente da Fifa, Joseph Blatter – que também teria admitido, no documento, saber do suborno.

“Blatter insulta a todos ao dizer que o relatório é legalmente muito complexo. Coloque o documento na internet agora, pois temos advogados que podem nos ajudar a compreendê-lo”, afirmou Jennings. Ele citou investigação do Senado brasileiro, em 2001, indicando que Teixeira teria recebido ilegalmente dinheiro de uma empresa chamada Sanud, instalada no paraíso fiscal de Liechtenstein. Segundo ele, a Sanud era parceira da ISL, empresa de marketing ligada à Fifa, nos anos 1990.

Para o jornalista, a presença de Teixeira no comando do preparativos da Copa pode prejudicar a imagem do Brasil. “Nós queremos ver o samba e uma celebração do país que, em 20 anos, saiu de uma ditadura para uma democracia, com imprensa livre. Se vocês querem o respeito do mundo, no interesse da reputação de seu país, entreguem a organização a honestos burocratas brasileiros”, disse Jennings, que com a contínua divulgação de denúncias envolvendo a Fifa passou a ser barrado nas coletivas de imprensa da entidade.

Com informações da Agência Senado

Leia também

Últimas notícias