Wanderley Guilherme dos Santos é indicado para substituir Emir Sader na Casa de Rui Barbosa

São Paulo – O Ministério da Cultura anunciou a indicação do sociólogo Wanderley Guilherme dos Santos para a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa. Ele assumirá o lugar que […]

São Paulo – O Ministério da Cultura anunciou a indicação do sociólogo Wanderley Guilherme dos Santos para a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa. Ele assumirá o lugar que seria do também sociólogo Emir Sader, dispensado do cargo pela ministra Ana de Hollanda, depois de ter dirigido críticas a ela e à instituição.

A informação foi apresentada no site do ministério, em nota. O anúncio ocorre um dia depois da confirmação de que Sader não ocuparia o posto. A rapidez é uma tentativa da ministra de encerrar o episódio, motivo de desgaste junto a setores ligados à cultura com posição mais à esquerda.

Formado em filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Santos fez doutorado e pós-doutorado em sociologia e antropologia. Aposentado como professor da federal, atualmente leciona na Universidade Cândido Mendes.

Durante sua trajetória na UFRJ, participou da fundação do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj), extinto em 2010. O órgão foi responsável por pesquisas relacionadas à cobertura da mídia a eleições, mostrando recorrentemente uma abordagem enviesada – quando não partidária. Em eleições envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva, vários dos estudos mostravam que, na maior parte das vezes, os jornais de maior tiragem do país traziam uma imagem negativa do então candidato.

Leia também

Últimas notícias