Depois da enchente em 2010, São Luiz do Paraitinga faz ‘carnaval da reconstrução’

Foliões seguem blocos do carnaval de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo (Foto: Apu Gomes/Folhapress) São Luiz do Paraitinga  – Depois de ter sido cancelado em 2010, […]

Foliões seguem blocos do carnaval de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo (Foto: Apu Gomes/Folhapress)

São Luiz do Paraitinga  – Depois de ter sido cancelado em 2010, um dos carnavais mais tradicionais do estado de São Paulo está de volta. A festa de rua no município de São Luiz do Paraitinga, parcialmente destruído por uma enchente no início do ano passado, voltou a atrair milhares de foliões em 2011, no que foi batizado pela prefeitura de “O Carnaval da Reconstrução”.

A ideia é chamar a atenção dos turistas, das empresas e do Poder Público para a necessidade de investimentos para recuperação dos prédios históricos da cidade, considerados patrimônio cultural brasileiro. Passados quase 15 meses da enchente, boa parte dos casarões de madeira localizados perto da praça principal da cidade permanece no chão e sem projetos de restauração.

“Três casarões, um ao lado do outro, e as fachadas de casas de todo um lado da praça continuam sem recursos para ser reconstruídos”, disse neste sábado (5) a assessora de Planejamento de São Luiz do Paraitinga, Cristiane Bittencourt, uma das responsáveis pelo revitalização da cidade.

Segundo ela, isso deve-se ao fato de que os casarões são propriedades privadas. A lei não permite que o governo invista na reconstrução deles. Prédio públicos, como igrejas, não entram nesta regra e por isso já estão sendo restaurados com recursos públicos.

Para Cristiane, a proibição não faz sentido, já que prejudica toda a população, que não pode ver e visitar um conjunto arquitetônico de mais de 200 anos. “O que é patrimônio em São Luiz é o conjunto de prédios. É a vista do todo, que não estará completa até que pelo menos as fachadas de todos os casarões estejam refeitas.”

 Durante o carnaval de São Luiz do Paraitinga, que vai até terça-feira (8), mais de 30 blocos desfilam na folia do município, embalada principalmente por marchinhas. Mesmo debaixo das chuvas intermitentes desde o início da semana e previstas para até o fim da festa.

 Para os foliões, a volta do carnaval é mais um passo para a retomada da vida normal na cidade. Eles também apoiam a iniciativa da prefeitura de buscar ajuda para a reconstrução dos prédios destruídos. “Voltamos a ter um carnaval animado”, disse o dentista e folião Paulo Briet. “É isso que as pessoas e a cidade precisam. Precisamos voltar a ser o que éramos.”

 O advogado Lindsei Frank passa o carnaval em São Luiz do Paraitinga há anos e também está feliz com a retomada da festa. “Depois da enchente, o carnaval está menor, mas melhor.”