Docentes da USP apontam ‘estranha ligação’ entre reitora e Santander

Em sua revista, Adusp manifesta que o ápice da relação foi a aparição da professora Suely Vilela em uma peça publicitária do banco

A charge de Vitor Flynn ironiza as negociações da reitora com o Santander. Em outra parte da revista, Flynn fantasia sobre o “pesadelo” que levaria a reitora a aceitar eleições abertas na USP (Imagem: Adusp)

A Revista da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) de número 45 faz uma retrospectiva da administração de Suely Vilela à frente da Reitoria da USP. Com duras críticas à professora de bioquímica que ocupa o cargo máximo da universidade desde 2005.

São artigos, reportagens e charges que chamam atenção para uma gestão que, na opinião da Adusp, agravou tensões e acirramentos, além de incutir na universidade o ideário administrativo neoliberal.

A relação da reitora com o banco Santander é tema de reportagem de Tatiane Klein. A instituição financeira espanhola já estava presente no dia a dia da USP antes da posse de Suely. Na visão da Adusp, o banco consolidou a presença e ampliou os laços com a administração central.

O texto de cinco páginas pontua que o ápice das relações foi a aparição de Sueli Vilela em um comercial do Santander veiculado em horário nobre. A imagem da professora, segundo a reitoria aproveitado sem sua autorização prévia, foi rapidamente retirada depois da primeira exibição da propaganda. De acordo com a Adusp, o fato foi suficiente para ferir a Constituição, que veda, no artigo 37, inciso XXII, a publicidade em que constem nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos.

A associação de docentes manifesta que o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), uma política de permanência estudantil, está nas mãos de um banco privado, que todos os meses oferece bolsas no valor de R$ 250 para ingressantes de baixa renda.

O Santander está presente também no oferecimento de bolsas de estudo no exterior e até na entrega de “cartões inteligentes” que teriam a missão de facilitar a identificação de professores, alunos e funcionários. No caso das bolsas de iniciação científica, os alunos assinam um contrato em que uma das cláusulas prevê a cessão, sem custos, de seus direitos de imagem e de voz para anúncios do banco.

A parceria entre Reitoria da USP e Santander resulta na formação de cursos a distância, como no realizado no ano passado para o ensino de espanhol. Na ocasião, professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) protestaram afirmando que as empresas privadas encontram muita facilidade, em contraste com áreas da própria universidade que tentam desenvolver projetos de extensão.

Por fim, a reitora integra o Conselho Assessor do Portal Universia, um dos braços do Santander para o setor universitário, e todos os anos viaja à Espanha para atividades do banco.

Para ler a íntegra da reportagem de Tatiane Klein e todo o conteúdo da Revista Adusp – número 45, clique aqui.

Leia também

Últimas notícias