MEC se cala sobre postagem de ‘Veja’ durante o Enem

Em sua conta no Twitter, a revista Veja publicou postagem sobre fotos do Enem no domingo pela manhã (Foto: reprodução) São Paulo – O Ministério da Educação (MEC) informou hoje […]

Em sua conta no Twitter, a revista Veja publicou postagem sobre fotos do Enem no domingo pela manhã (Foto: reprodução)

São Paulo – O Ministério da Educação (MEC) informou hoje (5) que não vai se manifestar sobre a  postagem da revista Veja no Twitter, convidando os participantes do Enem a compartilhar fotos do exame nas redes sociais – o que é proibido e pode levar á desclassificação do candidato.

O Enem foi realizado no último fim de semana, em provas de dois dias. No sábado (3), 37 alunos foram punidos por compartilhar fotos nas redes. No domingo (4), às 10h59, a Veja postou em seu twitter oficial: “Compartilhe fotos do Enem no Instagram: . As melhores serão exibidas em VEJA”. Outros 28 candidatos seriam eliminados pelo mesmo motivo ao final deste segundo dia.

Procurada pela Rede Brasil Atual, a assessoria de imprensa do MEC limitou-se a responder que o ministério não tem “nada a comentar sobre este assunto”.

O episódio provocou grande debate na própria internet entre ontem e hoje. 

O blog Maria Frô fez uma publicação questionando se a revista Veja não teria incitado os participantes a fazer fotos do exame para postar em redes sociais, mesmo sabendo que isso é proibido. O ator Paulo Cesar Pereio postou em sua conta no Twitter: “Veja partiu para a delinquência. Inventa matéria contra Lula, frauda prova do Enem… É a talibã da imprensa, o PCC da comunicação.”

O edital do Enem informa, em seu item 12.3, que o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como tablets, agendas eletrônicas, telefones celulares, calculadoras, i-pods, gravadores, relógios, ou qualquer tipo de transmissor de mensagens.

Apesar dos problemas com as fotos, não houve casos graves ou indícios de fraude no Enem deste ano.

 

Leia também

Últimas notícias